Não entende uma palavra em inglês? Celular pode virar tradutor instantâneo
O recém-lançado Galaxy Note 7 traz a já conhecida caneta S Pen e junto com ela alguns novos recursos como um que traduz palavras em uma interação entre S Pen, câmera traseira e o sistema Android modificado pela Samsung. Com o app de câmera ativo, você aponta a caneta para uma palavra de uma placa em inglês, por exemplo, e uma janelinha mostra o significado (veja aqui).
Essa ferramenta impressiona, mas não é a primeira vez em que a tecnologia móvel serve de tradutora em tempo real. Há algum tempo os aplicativos tradutores da Google, da Microsoft e de outras empresas de software conseguem usar a câmera do celular e do tablet de forma similar. Além de fazer isso por outras formas, como voz, textos e videochat. E isso é possível até mesmo offline.
Veja aqui os cinco aplicativos e soluções mais interessantes do momento para quem quer a ajuda de um tradutor de bolso em uma viagem ou conversa com estrangeiros. É bem verdade que nenhum deles funcionará com 100% de precisão, mas quebram um galho para quem não se sente fluente no idioma estrangeiro.
-
Google Tradutor (iOS, Android)
Provavelmente o mais conhecido e também o mais poderoso dessa lista. Neste ano o tradutor do Google ficou ainda melhor com o recurso World Lens, que é abrir a câmera e traduzir placas em línguas estrangeiras instantaneamente. É um recurso que ainda precisa se aprimorar --as letras ficam facilmente embaralhadas e com tradução truncada-- mas é promissor. Outra vantagem é o "tocar para traduzir", que deve ser ativado nas configurações. Com ele você copia e traduz mensagens em outros apps como WhatsApp e Facebook Messenger em um botãozinho flutuante. Além disso, ele permite tradução por digitação (são 103 no total!), off-line com download de idiomas (52 idiomas), salva traduções favoritas, tem opção de tradução simultânea em conversas com voz e traduz trechos de textos em menu no navegador (no Android 6.0). Ufa!
-
Skype (desktop)
Pouca gente notou, mas o Skype para computadores e notebooks traz consigo um tradutor embutido. Como funciona: já logado no programa, você abre uma conversa por mensagens de texto e clica em um ícone de globo. Nesta área chamada "visualização do tradutor", você escolhe a sua língua e a do interlocutor. Daí inicie com esta pessoa uma chamada por voz ou vídeo e falem pausadamente para que cada frase seja traduzida dos dois jeitos: por texto e voz. Infelizmente as versões para celular ainda não contam com este recurso.
-
Microsoft Translator (iOS, Android, Windows)
Além do recurso do Skype, a Microsoft tem seu próprio app tradutor para as três principais plataformas móveis. Com interface simples, ele é capaz de traduzir por texto, conversas de voz e com câmera. Mas diferente do Google Tradutor, o da Microsoft precisa tirar uma foto primeiro para depois traduzir o que está na imagem --e assim como no app do Google, o recurso ainda é um pouco rudimentar, com a qualidade da tradução dependendo do tamanho e formato das fontes usadas. Ele ainda tem suporte para mais de 50 pacotes de idiomas off-line e compartilha traduções para outros apps.
-
Speak & Translate (Android)
Este app para Android é um pouco mais simples que os outros acima, além de trazer uma interface bem antiquada. Mas seu recurso de tradução de voz é bem eficiente, usando os mesmos servidores de idiomas do Microsoft. Além disso, ele tem a vantagem de, por ser mais simples, ser também menos pesado ao ocupar memória no seu aparelho. A versão paga é recomendada, por também usar os servidores do Google e ter o "diálogo ao vivo" livre --no gratuito só pode cinco frases por vez.
-
S Pen do Galaxy Note 7 (Samsung)
A tecnologia mais recente é exclusiva da Samsung; o Galaxy Note 7 veio com essa melhoria na caneta S Pen que traduz tanto arquivos de texto selecionados quando palavras em uma placa visualizada pela câmera do celular. São recursos parecidos com os do Google Tradutor. O que já se sabe é que a caneta mais câmera só traduz palavra por palavra, e não frases inteiras. Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.