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Mundial de LoL: Suning vence semifinal chinesa e pegará DAMWON na decisão

A Suning vai embalada para a final do Mundial 2020, tendo a chance de ampliar o domínio chinês no cenário de League of Legends Imagem: Divulgação/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

25/10/2020 12h51Atualizada em 25/10/2020 19h20

Deu Suning na semifinal chinesa do Mundial de League of Legends (LoL) de 2020, disputada hoje (25). Com isso, a China estará novamente em uma final, tendo a chance de estender a dominância iniciada em 2018, depois do reinado sul-coreano.

No confronto melhor de cinco partidas (md5) da semifinal, a Suning derrotou a Top Esports por 3 a 1.

No próximo dia 31, a Suning irá encarar a sul-coreana DAMWON Gaming, vencedora da primeira semifinal, na decisão do Mundial de LoL, em Xangai, na China.

Semifinal chinesa do Mundial de LoL

A Top Esports fez uma boa campanha na fase de grupos, mas caiu diante da Suning nas semis Imagem: Zhang Lintao/Riot Games

Suning e Top protagonizaram uma semifinal chinesa depois de ótimos desempenhos na fase de grupos (cada uma liderando as suas chaves) e na primeira rodada da fase eliminatória. Nas quartas de final, a Top derrotou a europeia fnatic por 3 a 2 de virada e a Suning bateu os compatriotas da JD Gaming por 3 a 1.

Na primeira partida da semifinal, a Top começou melhor, realizando os objetivos pelo mapa, mas sem se distanciar muito da adversária em eliminações e ouro conquistado.

Em uma sequência de jogadas, a Suning conseguiu tomar as rédeas da partida e logo conquistar a vitória.

Os chineses fizeram uma segunda partida bem parelha no início. Aos 13 minutos, por exemplo, os dois times tinham os mesmos números de abates e de ouro.

Mas, a partir de 20 minutos, a Top passou a fazer escolhas superiores e lutar melhor, fechou o jogo em 33 minutos e empatou a série em 1 a 1.

A Suning começou o terceiro jogo com tudo e, em 10 minutos, já tinha 5 a 1 em eliminações e 3 mil de ouro de vantagem sobre as adversárias.

Apesar disso, a Top não se entregou e continuou buscando os objetivos e encaixando lutas. Com isso, a equipe não permitiu que a diferença para a Suning crescesse muito em pouco tempo.

Entretanto, a Suning seguiu se apresentando melhor e chegou à vitória aos 39 minutos.

A quarta partida teve a disputa mais tensa da série. Enquanto a Suning começou melhor em abates e ouro, a Top tirou a diferença com a conquista de dragões.

A Suning dominou o mapa, o que lhe possibilitou ir, pouco a pouco, destruindo as defesas adversárias, mesmo com a Top se saindo melhor em parte das lutas.

É que, quando a Top partia para cima e buscava as lutas, a Suning conseguia puxar as rotas e pressionar a base inimiga. Foi em uma briga perto do dragão que a finalista levou a melhor, eliminou todos os adversários e partiu para a vitória, na partida e na série.

A Suning foi apenas a terceira melhor equipe chinesa classificada para o Mundial de LoL, mas cresceu de produção ao longo do campeonato, como destacou o treinador Shih "Chashao" Yi-Hao, em entrevista coletiva à imprensa após a semifinal, quando perguntado sobre o assunto.

"Eu acredito que, desde o início, quando começamos a montar nosso elenco, nós escolhemos vários jogadores talentosos. Nós somos uma equipe muito adequada para a jornada do Mundial, então fizemos diversas melhorias, mais do que as demais equipes. Além disso, as pessoas não tinham muita expectativa em nós. Por isso, pudemos atuar como nós mesmos e mostrar nossa melhor parte", exaltou o técnico.

Sai Coreia, entra a China

A coreana T1 (ex- SKT T1) foi tricampeã Mundial: 2013, 2015 e 2016 Imagem: Divulgação/Flickr/Lolesports

Com a Suning na final, a China poderá ter mais uma representante campeã mundial de LoL, assim como em 2018 e 2019. Seria, portanto, o terceiro título em sequência, depois do reinado sul-coreano.

De 2013 a 2017 só equipes da Coreia do Sul conquistaram o Mundial de LoL. Foram três títulos para a SK Telecom T1, hoje chamada apenas de T1, e dois para a Samsung Galaxy. Além disso, dois times sul-coreanos protagonizaram as finais de 2015, 2016 e 2017.

O reinado sul-coreano começou a ruir em 2018, quando equipes daquele país não chegaram nem mesmo às semifinais.

A chinesa Invictus Gaming foi a campeã Mundial de 2018 Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

Das três representantes sul-coreanas, uma caiu na fase de grupos (Gen.G) e duas foram eliminadas nas quartas de final (Afreeca Freecs e KT Rolster).

A China subiu ao topo do pódio com a vitória da Invictus Gaming sobre a europeia fnatic por 3 a 0 na final.

No ano passado, a chinesa ?FunPlus Phoenix conquistou o título ao derrotar a europeia G2 Esports por 3 a 0 na decisão, depois de ter superado os compatriotas da Invictus Gaming na semifinal.

"Nós temos muitos jogadores e times que realmente merecem vencer. Nós não temos medo de entrar em algumas lutas e realmente queremos ganhar. Esta é a razão para mantermos esta dominância", alegou o meio da Suning, Xiang "Angel" Tao, na entrevista coletiva.

No Mundial 2019, em Paris, a chinesa Funplus Phoenix venceu os europeus da G2 Imagem: Bartosz Plotka/RiotGames

Consolidação da China

Suning comemora vitória no Mundial de LoL 2020 Imagem: David Lee/Riot Games

A terceira conquista, se vier no dia 31, representaria a consolidação definitiva da China como uma superpotência internacional do cenário competitivo.

Com população de 1,3 bilhão de habitantes e tradição em tecnologia e jogos eletrônicos, a China é o principal mercado para o LoL.

Os investimentos das empresas na modalidade e nos eSports são altos e a paixão do público, também, com os elevados índices de audiência que só um país superpopuloso como a China pode proporcionar.

Em 2018, Hangzhou inaugurou uma cidade dedicada aos eSports, com 17 mil metros quadrados e a previsão de construir 14 instalações até 2022, quando serão realizados os Jogos Asiáticos. O evento terá, pela primeira vez, competições de eSports com premiação em medalhas.

"Cidade dos eSports" em Hangzhou tem 17 mil metros quadrados e a previsão de construir 14 instalações até 2022 Imagem: Divulgação/PeopleCN

Uma das principais empresas de games do mundo, a Tencent é dona da Riot Games, desenvolvedora do LoL.

A liga regional chinesa é uma das principais do mundo, com 17 equipes participantes na 1ª divisão. No Campeonato Brasileiro (CBLoL), até este ano eram só oito times. Serão dez a partir de 2021.

Em 2020, o Mundial de LoL passaria por diversas cidades chinesas, mas teve de ser realizado somente em Xangai, em razão da pandemia de covid-19, no sistema de bolha, em que os cyber-atletas e treinadores ficam inicialmente em quarentena por 14 dias e são isolados para participar das partidas.

Para 2021, porém, a Riot Games já anunciou que pretende retomar o modelo de excursão, com o Mundial de LoL novamente realizado na China, onde os eSports se tornaram paixão nacional e oportunidades de negócio.

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