Topo

De dragão no palco a choro de Faker: relembre momentos do Mundial de LoL

Com a tecnologia de realidade aumentada, o Dragão de League of Legends "invadiu" o estádio Ninho do Pássaro, em Beijing, no Mundial 2017 - Divulgação/Riot Games
Com a tecnologia de realidade aumentada, o Dragão de League of Legends "invadiu" o estádio Ninho do Pássaro, em Beijing, no Mundial 2017
Imagem: Divulgação/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

03/10/2020 07h27

O Mundial de League of Legends (LoL) de 2020 é o 10º da história, com uma série de momentos marcantes ao longo desses dez anos. Com 16 equipes internacionais na disputa, a fase de grupos começa hoje (3).

Das quedas de internet que mancharam a edição de 2012 ao reinado chinês iniciado em 2018, passando pelo choro do astro sul-coreano Lee "Faker" Sang-hyeok e pelo anúncio ao vivo de aposentadoria de Marcus "Dyrus" Hill, são muitos os acontecimentos que entraram para a história.

O START relembra, nesta matéria, momentos marcantes dos Mundiais de LoL passados. Qual é o mais icônico para você?

Primeiro Mundial de LoL

Mundial LoL 2011 na DreamHack Summer 2011 Suécia - Divulgação - Divulgação
Primeiro Mundial de LoL foi realizado na Suécia em 2011
Imagem: Divulgação

O cenário competitivo de LoL começou em 2011, quando a Riot Games realizou o primeiro Mundial dentro da tradicional DreamHack Summer, em Jönköping, na Suécia.

Naquela ocasião, a competição contou com somente oito equipes, somente da América do Norte, da Europa e do Sudeste Asiático. A europeia fnatic conquistou o título.

Era uma estrutura tão modesta, principalmente em comparação com o que viria nos anos seguintes, que nas redes sociais é comum ver fãs e profissionais do cenário comparando fotos do Mundial a cada ano.

Falhas de internet

Mundial LoL 2012 problemas técnicos - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
O Mundial de 2012 não escapou dos problemas técnicos
Imagem: Reprodução/YouTube

O segundo Mundial de LoL rolou em Los Angeles, nos Estados Unidos, já com times sul-coreanos e chineses entre os 12 participantes. Mas o campeonato ficou marcado por problemas técnicos.

Nas quartas de final entre a chinesa World Elite e a europeia Counter Logic Gaming (CLG), a série teve três interrupções por conta de quedas no sinal de internet no local do evento.

A primeira falha ocorreu na segunda partida, após a World Elite já ter vencido o jogo inicial. Aos 12 minutos, a partida caiu e precisou ser reiniciada do zero. A CLG venceu e levou a decisão da classificação para as semifinais para o terceiro confronto.

A terceira partida chegava a quase 1 hora de duração e, bem no meio da luta que provavelmente seria decisiva para o triunfo da CLG, a internet caiu de novo. Os jogadores ficaram incrédulos e o público presente não economizou nas vaias.

Mundial LoL 2012 problemas técnicos Rioters discutem situação com CLG Europa -  Reprodução/YouTube -  Reprodução/YouTube
Equipe da Riot Games discute o problema técnico com os jogadores da CLG Europa
Imagem: Reprodução/YouTube

O terceiro jogo recomeçou do início, com as equipes usando os mesmos personagens do confronto que não pôde ser finalizado. Só que os problemas não haviam acabado. Aos 25 minutos, novamente a partida caiu por conta da falha na internet.

Quando o jogo estava para recomeçar do zero (mais uma vez), o computador de um dos jogadores apresentou problemas.

Depois de horas e horas de série, a Riot Games resolveu cancelar o restante do evento naquele dia, que deveria contar com aquela série das quartas de final e as duas semifinais.

Além disso, a desenvolvedora levou o evento para outro local para completar as partidas restantes. A CLG ganhou o terceiro jogo, realizado cinco dias depois. A Taipei Assassins, de Taiwan, conquistou o título mundial de LoL de 2012.

Final de partida eletrizante

Mundial LoL 2014 fnatic x Team OMG fase de grupos - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
A partida entre fnatic x Team OMG em 2014 foi um tradicional "teste pra cardíaco"
Imagem: Divulgação/Riot Games

Uma partida entre a europeia fnatic e a chinesa Oh My God (OMG) na fase de grupos do Mundial de LoL de 2014 terminou de maneira épica, em uma disputa eletrizante.

A OMG chegou perto de destruir a base da fnatic, mas a equipe da Europa respondeu na sequência batendo no Nexus adversário e quase conquistando a vitória. Os chineses se defenderam e eliminaram os europeus.

Quatro minutos depois, a OMG levou a melhor em uma luta e finalmente conseguiu destruir a base europeia.

Assista ao vídeo deste final épico (em inglês):

Aposentadoria

Mundial LoL 2015 Dyrus anuncia aposentadoria - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Dyrus anunciou sua aposentadoria depois de a TSM ser eliminada do Mundial 2015
Imagem: Divulgação/Riot Games

Um dos veteranos cyber-atletas do LoL, o norte-americano Dyrus anunciou sua aposentadoria durante a transmissão do Mundial de LoL de 2015, depois da eliminação de sua equipe, a Team SoloMid (TSM), na fase de grupos.

Ele se emocionou ao fazer o anúncio, ao lado da apresentadora Eefje "Sjokz" Depoortere, depois de uma campanha em que a TSM perdeu cinco partidas e venceu só uma.

Veja o vídeo deste momento (em inglês):

Dyrus encerrou uma carreira marcante, já que, em 2015, completava a sua quinta edição do Mundial de LoL. Ele havia participado, portanto, de todas as competições desde o início.

Cambalhota da lenda

Na cerimônia de abertura da final do Mundial de LoL de 2015, Faker deu uma cambalhota no palco ao ser apresentado. O momento está eternizado na história da competição.

Segundo o caster brasileiro Gustavo "Melao13" Ruzza contou no ano passado, Faker treinou a cambalhota durante os ensaios para o evento.

O astro não ficou só na firula e ajudou a SK Telecom T1, hoje T1, a conquistar o título mundial de 2015.

Derrota e choro

Mundial LoL 2017 Faker chorando após derrota para Samsung Galaxy - David Lee/Riot Games, Inc. - David Lee/Riot Games, Inc.
Faker e a SKT lamentam a derrota para a Samsung Galaxy
Imagem: David Lee/Riot Games, Inc.

Nem só de glórias é construída a carreira de uma lenda. Faker também tem suas derrotas. Depois de perder a final do Mundial de LoL de 2017 por 3 a 0 para os compatriotas da Samsung Galaxy, o astro caiu no choro.

Voo do dragão

Dragão Mundial LoL Renderização 3D - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Renderização 3D do dragão utiilizado na abertura do Mundial
Imagem: Divulgação/Riot Games

O dragão do LoL sobrevoou o palco da final do Mundial de LoL de 2017 entre SK Telecom T1 e Samsung Galaxy, no Estádio Nacional de Pequim, na China.

Os efeitos holográficos que colocaram o dragão na tela da transmissão impressionaram o público. A Riot Games detalhou os bastidores da produção no site oficial de League of Legends.

Confira o vídeo da cerimônia de abertura:

Pentacampeonato coreano

Mundial LoL 2016 SK Telecom T1 campeã - Colin Young-Wolff/Riot Games - Colin Young-Wolff/Riot Games
A coreana SK Telecom T1 foi cinco vezes campeã mundial
Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

A Coreia do Sul é a principal nação dos eSports e, principalmente, no LoL. Equipes sul-coreanas conquistaram a incrível sequência de cinco títulos mundiais, entre 2013 e 2017.

A T1 possui três deles. Com Faker no elenco, o time venceu os Mundiais de LoL de 2013, 2015 e 2016.

A Samsung Galaxy tem dois títulos: em 2014, com a equipe White, e em 2017.

Reinado chinês

Funplus Phoenix Campeã Mundial LoL 2019 - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
A chinesa Funplus Phoenix foi Campeã Mundial de LoL em 2019
Imagem: Divulgação/Riot Games

O novo reinado no LoL com a China no poder começou em 2018, quando a Invictus Gaming derrotou a europeia fnatic na final e conquistou o título mundial daquela temporada.

Em 2019, a FunPlus Phoenix levantou o troféu após derrotar a europeia G2 Esports na decisão e levou a China novamente ao topo do pódio.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol