Topo

Os melhores momentos da série "Gears of War" (com spoilers!)

"Gears of War" nasceu em 2006, desenvolvido pela Epic Games e baseado na Unreal Engine Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

04/09/2019 11h00

"Gears of War" é tão sinônimo de Xbox quanto "Halo" e "Forza". É a santa trindade do poder para a Microsoft, e "Gears" tem lugar cativo no coração e na motosserra de nosso país. Rod Fergusson, um dos idealizadores da franquia e chefe do estúdio The Coalition, constatou isso por conta própria quando esteve na Brasil Game Show de 2018.

Com "Gears 5" quase chegando, olhamos a saga em retrospecto e escolhemos aquelas cenas mais marcantes, aqueles momentos mais sangrentos, os Locust mais horrorosos e os personagens mais memoráveis que construíram uma das mais populares e significativas franquias dos videogames. Quais são os seus momentos preferidos?

ALERTA: Spoilers da série Gears of War a seguir!

A primeira Lancer a gente nunca esquece

Lancer: o rifle de assalto com uma motosserra acoplada virou marca registrada da série Imagem: Divulgação

Acoplar uma motosserra a um rifle de assalto parece a melhor ideia possível dentro da realidade dura e marcial de todos os "Gears". Utilizada pela primeira vez nas terríveis "Pendulum Wars", a então "Retro Lancer" no estilo baioneta tornou-se a mais popular arma de fogo entre os soldados da Coalition no Planeta Sera. A motosserra veio com o tempo, mais precisamente um dia após o E-Day, quando Tai Kaliso e Fenix se viram cercados em combate. A baioneta deu lugar à motosserra, sendo aprimorada posteriormente nos laboratórios de Adam Fenix. Na pele de Marcus, no clássico de 2006, pudemos sentir pela primeira vez todo impacto e potência de uma Lancer. Serrar Locusts ao meio é só o café da manhã dos membros do Delta Squad. E acho que Cole Train concordaria comigo.

O surgimento do General RAAM

O monstruoso General RAAM é uma bela amostra do bestiário de Gears of War Imagem: Divulgação

"Gears" tem um bestiário de respeito. A hierarquia Locust é severa, e perto do topo já esteve o brutal Alto General RAAM, mas não sem muito sangue derramado no processo. De Drone a Theron Guard, Uzil RAAM subiu a escada do poder, cadáver por cadáver. Absolutamente leal a sua rainha, o General surge pela primeira vez já no fervor do combate, e dá cabo, sem grandes esforços, do então líder do Delta Squad, Tenente Minh Young Kim. Além da força bruta, ainda é capaz de controlar os infernais Kryll, que servem também de escudo. Inescrupuloso e monstruoso, RAAM foi o escolhido em nossa lista para representar as criaturas da franquia.

Dom e Maria

Maria é capturada pelos Locust, e Dom parte em busca de encontrá-la Imagem: Reprodução

Dom, o melhor amigo de Marcus Fenix, é um dos mais importantes Gears e personagens da série. O nome do meio de JD, filho de Marcus, é em homenagem ao camarada do peito. Muita tragédia no passado de Dom e no de sua família: primeiro, seus dois filhos, Benedicto e Sylvia, mortos durante a catástrofe do E-Day. Maria, sua esposa, entra em depressão profunda e é captura pelos Locust, usada como cobaia. A vida de Dom passar a girar em torno de reencontrá-la, e isso acontece, numa das cenas mais desoladoras de todo e qualquer "Gears of War". Muitos fãs têm em "Gears of War 2" o seu preferido da franquia, e são momentos assim que fazem por merecer.

O sacrifício de Dom

"Gears of War 3" trouxe momentos emocionantes e fechou algum arcos da história Imagem: Reprodução

Dominic "Dom" Santiago, que sujeito! Mesmo com toda catástrofe que o atingiu em cheio, tipo granada de Boomshot, o Gear ainda manteve a atitude solidária, o espírito elevado com o amanhã no horizonte. "Gears 3" fechou muitos arcos, e o sacrifício de Dom para que seus irmãos de guerra do Delta One pudessem escapar da armadilha arquitetada pela rainha dos Locusts segue como o auge de uma franquia repleta de momentos marcantes. Dom, você já se foi, mas estará sempre em nossos corações.

Myrrah, a Rainha Locust

Myrrah ainda tem um passado misterioso. Será que "Gears 5" vai trazer respostas? Imagem: Divulgação

O confronto derradeiro ao final do terceiro "Gears" não haveria como ser diferente: Marcus, enfim, cara a cara com a Rainha dos Locust, Myrrah. Pior: depois de descobrir os envolvimentos e tramoias de seu pai, Adam Fenix, com a tirana cruel. Com o único objetivo de levar seus súditos até a superfície, Myrrah não mediu esforços para realizar seu sonho, mas não calculou sacrifícios de Gears que deram sua vida para detê-la. Muito de seu passado continua obscuro, como a real conexão entre os Locust e a família de Kait, a grande protagonista em "Gears 5".

Modo Horda

O modo Horda surgiu em "Gears of War 2" e passou a ser parte obrigatória do jogo Imagem: Divulgação

Surgido em "Gears of War 2", o Modo Horda se tornou um dos modos multiplayer mais populares não só da franquia, mas dos videogames. E isso numa série muitíssimo famosa justamente pelo online, com vários torneios de eSports pelo mundo e premiações milionárias. Aprimorado jogo a jogo, uma das grandes expectativas para "Gears 5" gira em torno de todas as novidades, como as classes de personagens, transformando-os em heróis únicos, e participações especiais. Juntar os amigos e confrontar ondas de monstros, com dificuldade cada vez mais acentuada, virou rotina entre fãs de "Gears".

Brumak de montaria

Se você quer uma criatura dócil e domesticável... um Brumak é a pior opção possível Imagem: Divulgação

Um dos momentos mais intensos de toda série é a sequência final de "Gears of War 2", quando Marcus e seus camaradas do Delta Squad domam Brumaks, destroçando legiões de Locusts pelo caminho. É bom dizer que Brumaks são o total oposto de criaturas dóoceis e facilmente domesticáveis - estão entre os maiores habitantes de Hollow, no topo da cadeia alimentar. Não bastasse a brutalidade natural, ele ainda é equipado para virar um tanque de guerra de carne, garras e dentes afiados. Só quem enfrentou um Brumak na Ultimate Edition do primeiro "Gears" entende a destruição que essas monstruosidades causam por onde passam.

O passado de Kait

"Gears of War 4" deixou no ar um suspense em relação a Kait, que agora é a estrela de "Gear 5" Imagem: Divulgação

Qual a relação de Kait Diaz e os Locust? O que aquele medalhão significa? O final de "Gears 4" deixou muitas perguntas pesadas para serem respondidas. É interessante considerar que Kait cresceu seguindo à risca os ensinamentos de sua mãe, Reyna, e de forma praticamente tribal, bem diferente de JD, filho de Marcus Fenix. Kate Diaz é a grande protagonista em "Gears 5", sendo assim, é esperado que muito de sua origem e, por consequência, dos Locust, venha à tona.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os melhores momentos da série "Gears of War" (com spoilers!) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Radar