Topo

Justiça holandesa decideque tesouros arqueológicos da Crimeia pertencem à Ucrânia

26/10/2021 08h22

Amsterdã, 26 Out 2021 (AFP) - A Justiça holandesa determinou nesta terça-feira (26) que uma coleção de ouro da Crimeia, de valor incalculável, emprestada para um museu holandês pouco antes de Moscou anexar a península em 2014, "deve ser entregue à Ucrânia".

"O Tribunal de Apelação de Amsterdã determinou que o museu Allard Pierson tem que entregar os 'Tesouros da Crimeia' ao Estado ucraniano", afirmaram os juízes.

Relacionadas

Quatro museus da Crimeia apresentaram há sete anos uma demanda legal conjunta para obrigar o museu holandês a devolver a coleção histórica de objetos arqueológicos denominada "Ouro cita".

Um tribunal decidiu em 2016 que os tesouros pertenciam ao patrimônio cultural da Ucrânia e que deveriam ser restituídos a Kiev, advertindo que a Crimeia não é considerado um Estado soberano.

Os museus da Crimeia, no entanto, apresentaram recurso contra a sentença e alegaram que deveriam receber os tesouros arqueológicos.

Em 2019, a Corte de Apelação de Amsterdã anunciou que precisava de mais tempo para decidir sobre o caso.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, celebrou nesta terça "uma vitória muito esperada", após a sentença da Justiça holandesa sobre uma disputa entre Kiev e Moscou.

No Twitter, o chefe de Estado se mostrou "agradecido" por esta "decisão justa" e ressaltou que a Ucrânia "sempre recupera o que lhe pertence". Ele garantiu que o país fará a mesma coisa com a Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014.

jhe/jv/rsc/mar/tt

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça holandesa decideque tesouros arqueológicos da Crimeia pertencem à Ucrânia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade