'C* pra jogo': Fagundes se junta ao Porta no combate ao câncer de próstata

Antônio Fagundes, 74, participou de uma esquete do Porta dos Fundos que foca no combate ao câncer de próstata.

Você me conhece das novelas, mas hoje estou aqui para falar de um assunto sério. Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata?

O ator então começa a fazer diversas piadas com os nomes populares do ânus: "quando é que você vai liberar esse c* aí?"; "colocar o c*z*nho pra jogo é a melhor forma de se prevenir"; "deixar um profissional cutucar o seu butico é a melhor opção", e por aí vai.

O vídeo mistura informações sérias com momentos divertidos.

Fagundes faz falsas entrevistas com uma pessoa que fez o exame e com um médico urologista.

Asssita abaixo.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é considerado o mais comum entre os homens no Brasil e o terceiro mais incidente no país (perdendo apenas para o câncer de pele do tipo não melanoma e o câncer de mama).

Continua após a publicidade

Em relatório divulgado recentemente, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que o país terá 71.730 novos casos da doença entre 2023 e 2025.

A próstata é uma glândula do corpo masculino que está localizada entre o reto e a bexiga e tem como principal função produzir o fluído prostático, que faz parte da composição do sêmen e ajuda a proteger os espermatozoides.

O principal fator de risco para a doença é a idade (acima dos 50 anos); no entanto, homens com histórico familiar da doença e indivíduos negros têm mais risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Além de o início do câncer não dar sinais de existência na maioria dos casos, a falta de hábito e até o preconceito que o homem tem em cuidar da própria saúde muitas vezes acabam prejudicando a prevenção da doença.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são:

Continua após a publicidade

Dificuldade para urinar (demorar para começar e terminar)

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou a noite

Diminuição ou alteração no jato de urina

Dor ou ardor ao urinar

Presença de sangue na urina ou no sêmen

Dor ao ejacular

Continua após a publicidade

Alteração nas fezes (pois o tumor pode pressionar o intestino)

Quais os tratamentos para o câncer de próstata?

Felizmente, as opções de tratamento para o câncer de próstata avançaram muito nos últimos anos —em especial as cirurgias, que agora são feitas com a ajuda de robôs; e as chamadas terapias-alvo, com medicamentos que combatem especificamente as células tumorais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes