Conteúdo publicado há 10 meses

Golpista? Quem é o influenciador apelidado de 'Anna Delvey de Campo Grande'

Um influenciador brasileiro está sendo exposto nas redes sociais, acusado de aplicar golpes fingindo ser rico para lucrar e ter acesso a eventos de luxo. Identificado como João Victor Penha da Silva, o jovem foi apelidado de "Anna Delvey de Campo Grande", bairro da zona oeste do Rio de Janeiro em que, segundo a exposição, ele mora.

Quem é João?

Identificado em suas redes sociais como "@mrjoaovs", o rapaz se dizia filho de um xeque, e justificava que isso lhe garantia acesso ao mundo da alta costura.

Conforme os relatos, João, na verdade, é um rapaz de origem humilde que mora na zona oeste do Rio de Janeiro e sempre teve ambição com um mundo que estava além da sua própria realidade.

Como eram os supostos golpes?

Influenciador identificado como @mrjoaovs é acusado de golpes e comparado a Anna Delvey
Influenciador identificado como @mrjoaovs é acusado de golpes e comparado a Anna Delvey Imagem: Reprodução/TikTok

Nas redes sociais —sua conta no TikTok segue ativa até o momento desta publicação—, João ostenta uma vida de luxos, com fotos e vídeos usando roupas de grife e passeando fora do Brasil.

Segundos os relatos, todas as roupas não são de João, e sim de suas supostas vítimas. Ele as enganava ou se aproximava unicamente com o intuito de fazer os registros.

João prometia às vítimas acesso a desfiles nas semanas de moda de Paris ou Nova York, e pedia uma transferência monetária para conseguir colocar nomes em supostas listas exclusivas. As vítimas chegavam a bancar suas passagens para outros países, diante da promessa de acessos exclusivos. Depois, João desaparecia.

Outras pessoas relatam que João oferecia trocas de serviço, mas não cumpria sua parte no combinado. Uma maquiadora conta que fez uma parceria com ele e acabou passando por dificuldades, pois João não tinha dinheiro para pagar a conta do hotel e sumiu sem explicações

Continua após a publicidade

"Eu fiz parceria com ele, fomos para Petrópolis tirar umas fotos. Passaram-se três meses e ele postou as fotos como se estivesse na Itália. Fiquei chocada", relata outra.

Além dos golpes, João se sustentava com montagens. Registros de um avião particular, closets e casas são retiradas de perfis estrangeiros ou alteradas digitalmente para que parecessem ser dele.

Por que 'Anna Delvey de Campo Grande'?

O apelido é uma referência a Anna Sorokin, golpista russa que enganou a elite de Nova York fingido ser de uma família rica para lucrar milhões e ter acesso a eventos exclusivos. Sua história foi popularizada após o lançamento da série "Inventando Anna", da Netflix, estrelada por Julia Garner.

Nascida em uma cidade satélite de Moscou, Anna é filha de um motorista de caminhão e uma dona de uma loja de conveniência. Ela adotou o sobrenome Delvey para fingir ter origem alemã.

Em Nova York, infiltrou-se na alta classe e começou a fazer contatos com membros da elite. Assim, ela conseguia que outros pagassem suas passagens e estadias em hotéis, prometendo que devolveria o dinheiro assim que seu pai lhe fizesse uma transferência —algo que jamais acontecia.

Continua após a publicidade

Anna foi condenada a 12 anos de prisão por roubo e fraude, em 2019. No entanto, foi solta e está em prisão domiciliar desde o fim do ano passado. Em janeiro deste ano, ela prometeu um reality na casa, que fica no East Village, Nova York.

Deixe seu comentário

Só para assinantes