Topo

Oppenheimer: Quem é Cillian Murphy, o mais calculista e frio de Hollywood?

Contraditório e provocador: a história de Oppenheimer, pai da bomba atômica - Divulgação
Contraditório e provocador: a história de Oppenheimer, pai da bomba atômica Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

24/07/2023 04h00

Cillian Murphy, 47, é o protagonista de "Oppenheimer", produção dirigida por Christopher Nolan, considerada uma das mais esperadas do ano e que já está em cartaz nos cinemas. No longa, ele interpreta o físico J. Robert Oppenheimer, o criador da bomba atômica.

O irlandês tem uma carreira de sucesso, com mais de 25 anos na indústria cinematográfica, sendo muitos de seus filmes em parceria com Nolan ou como vilão. No entanto, Murphy ganhou ainda mais reconhecimento quando interpretou Thomas Shelby na série "Peaky Blinders", no qual ganhou a alcunha de "frio e calculista".

A fama ficou tão grande que, no Brasil, o personagem "transcendeu o vale ficcional e é usado como exemplo perfeito em termos de masculinidade e sucesso profissional", segundo reportagem do UOL TAB.

"O carisma do protagonista, que na série lidera uma gangue, contribuiu para que a internet replique fotos de Shelby fumando cigarro intensamente, ameaçando alguém ou tomando uísque com um ar melancólico, sempre com dicas sobre como ignorar sentimentos", explica a reportagem sobre o motivo de o ator ser chamado de "frio e calculista".

Murphy nasceu em Cork, na Irlanda. Ele começou a estudar direito e tentou uma carreira no mundo da música, mas acabou se rendendo à atuação. O ator teve uma banda de rock, a Sons of Mr. Greengenes.

As primeiras vezes como ator aconteceram em peças de teatro, sendo a primeira delas em 1996, em uma montagem durante seu colegial. Anos depois, Murphy falou sobre a experiência como uma "grande euforia" e uma sensação "totalmente viva", quando começou a focar carreira artística.

No cinema, seu primeiro trabalho foi em "A História de uma Amizade", de 1998. Depois, esteve em títulos como "Sunburn - Aventuras de um Verão" (1999) e "The Trench" (1999), ao lado de Daniel Craig.

Primeiro grande personagem veio em 2001, no romance "Disco Pigs", o qual rendeu o prêmio de melhor ator no Ouresense Independent Film Festival Awards.

Peaky Blinders foi um dos grandes sucessos de Cillian Murphy - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Peaky Blinders foi um dos grandes sucessos de Cillian Murphy
Imagem: Divulgação/Netflix

No mesmo ano, Murphy estrelou o terror pós-apocalíptico "Extermínio". Ainda nos anos 2000, ele esteve em "Moça com o Brinco de Pérola" (2003), "Café da Manhã em Plutão" (2005) — que lhe rendeu a sua primeira indicação ao Globo de Ouro —, "Voo Noturno" (2005), e o premiado "Ventos da Liberdade" (2006), pelo qual recebeu a indicação ao BAFTA.

Quanto à vida pessoa, o ator se casou com Yvonne McGuinness, com quem namorava há anos. Ele se conheceram em 1996, durante um show da banda de rock de Murphy. O casal morava em Londres de 2001 a 2015, depois se mudaram para Dublin. Eles têm dois filhos: Malachy, nascido em dezembro de 2005, e Aran, em julho de 2007. A família mantém a vida pessoal fora dos holofotes.

Primeiro trabalho com Christopher Nolan aconteceu em 2005, em "Batman Begins", no qual Murphy interpretou o vilão Espantalho. A segunda parceria do ator com cineasta veio em 2010, em "A Origem". Na década seguinte, ele esteve em "O Preço do Amanhã" (2011), "Anna - O Perigo Tem Nome" (2019), "Poder Paranormal" (2012), "Dunkirk (2017)" e "Um Lugar Silencioso: Parte II" (2020).

Em 2013, Cilian Murphy viveu pela primeira vez Thomas Shelby, o líder "frio e calculista" da série "Peaky Blinders", que terminou em 2022. A produção durou seis temporadas e conta com mais de uma dezena de prêmios, incluindo o de melhor ator a Murphy no TV Choice Awards.

"Oppenheimer" pode ser a chance do ator de ser indicado ao Oscar de melhor ator. Para interpretar o físico, ele entrou em uma dieta rigorosa. Segundo Emilly Blunt, sua colega de elenco, o ator comia apenas uma amêndoa por dia. "Ele estava tão magro", disse ao E! News.