Topo

OPINIÃO

Perline: Record fez mais um reality previsível e cheio de gente indisposta

Colaboração para Splash

20/07/2023 15h07

A Record encerra hoje a primeira temporada do reality show A Grande Conquista, formato de criação própria que veio com grandes pretensões, mas acabou amargando fraquíssima repercussão junto ao grande público.

O jornalista Gabriel Perline, colunista do portal iG, acredita que A Grande Conquista pecou por não sair do óbvio. "O que a Record fez foi mais do mesmo, com um elenco muito apático em termos de carisma. Teve um início muito bom, embora muito confuso, mas depois virou mais um programa previsível.", opinou durante a participação no Splash Show, programa de Canal UOL.

A escalação dos competidores, para o comentarista, foi um erro crucial da produção. "Tinha muita gente ali [no elenco] que não estava disposta a vivenciar realmente o reality show. Só estava sem mídia e entrou no programa para ganhar exposição - pelo menos, essa foi a minha sensação."

Na visão de Perline, a fase focada na Vila foi bem mais interessante que a definitiva, sediada na Mansão. "A primeira etapa foi muito dinâmica, muito rápida. A gente via as provas acontecendo meio que diariamente, eliminações quase que diárias, as pessoas realmente se entregando para participar desse projeto... Mas, quando se formou o elenco com os 20 participantes [da Mansão], foi um tremendo balde de água fria."

Outro problema, segundo o colunista, foi o favoritismo quase imediato da audiência votante por Thiago Servo. "A gente entrou em um ponto que vem se repetindo [nos realities] desde que Arthur Aguiar foi eleito campeão do BBB 22. Logo nas primeiras semanas, já ficou desenhado quem seria o campeão do reality show. Perde-se a graça de acompanhar um programa que já tem um eleito."

A Grande Conquista: Erro grave da Record põe sucesso de A Fazenda em risco

O colunista Gabriel Perline, do portal iG, diz acreditar que a semelhança de A Grande Conquista com A Fazenda pode atrapalhar a repercussão da volta do reality rural. "Para mim, eles [Record] só fizeram um enfraquecimento de A Fazenda 15, que está para estrear. A única coisa que fizeram de diferente [em A Grande Conquista] foi a dinâmica de votação - mas todo o restante é como se fosse o puxadinho de A Fazenda."

Dieguinho Schueng, apresentador do Splash Show, pensa que esse impacto negativo sobre A Fazenda já pode ser sentido. "A Record errou ao colocar um reality como A Grande Conquista no ar, porque tirou a força do seu principal reality show. A vontade de as pessoas saberem quem vai estar em A Fazenda diminuiu muito, porque o reality anterior que ela fez anterior é A Fazenda com nomes diferentes."

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra: