Topo

Regina Duarte posta fake news sobre 'golpe' e é advertida no Instagram

Regina Duarte postou nova fake news sobre o governo Lula - Reprodução
Regina Duarte postou nova fake news sobre o governo Lula Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/06/2023 13h49

Regina Duarte, 76, teve mais um post marcado como fake news no Instagram. Ao fazer uma publicação contra o governo Lula (PT), ela foi advertida pela rede social.

Em seu perfil na plataforma, a atriz compartilhou um vídeo enganoso e em tom alarmista de uma mulher identificada com Karen Moura, que suscita a possibilidade de um "golpe" após o encontro do vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin (PSB) com o economista alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, um dos principais eventos da área em todo o mundo.

Alckmin e Schwab se reuniram em 17 de maio no Palácio do Planalto. Na ocasião, o vice-presidente postou foto do encontro no Twitter, em que destacou que eles trataram de "temas importantes do panorama internacional atual". "Discutimos as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Brasil, como indústria de baixo carbono, bioeconomia e a adoção de novas tecnologias para a transição verde", escreveu o vice de Lula.

Após o encontro, postagens na internet têm distorcido o teor da reunião com teorias sobre o Great Reset (Grande Reinício, em tradução livre) e a Agenda 2030. O Great Reset é uma proposta de economia verde, em consonância com a sustentabilidade ambiental, que foi deturpada por bolsonaristas como um suposto plano de dominação global. O segundo, a Agenda 2030, é uma iniciativa também de viés sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

No vídeo replicada por Regina Duarte, Karen disseminar teorias da conspiração de que o objetivo principal dos "globalistas" é reestruturar o tabuleiro internacional de modo a transformar o Ocidente em um "grande bloco econômico, controlado por poderosos que ditam as regras econômicas e sociais, muito disso nos moldes chineses" — a China é um país asiático, localizado na parte oriental do planeta.

Após a publicação feita pela atriz neste mês, o Instagram marcou o post como enganoso. "Informação parcialmente falsa. Analisada por verificadores de fatos independentes", e por conter "algumas imprecisões factuais", diz a plataforma.

Atriz já foi advertida anteriormente

Essa não foi a primeira vez que Regina Duarte postou fake news e foi advertida pelo Instagram. A plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela.

Em seu perfil, ela já duvidou que o povo yanomami esteja passando fome, disseminou mentiras sobre a eficácia das vacinas e questionou, sem qualquer embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro. Ainda, replicou a mesma informação falsa que mobilizou os golpistas a depredarem Brasília e teve outro post sobre o mesmo tema em seu perfil no Instagram marcado como falso.

Além das informações falsas, Regina também publicou ataques a minorias sociais como transexuais e não binários e à população negra. A disseminação de discursos de ódio é proibida pelas regras do Instagram.