Topo

Último episódio de 'Travessia': saiba os finais dos personagens da novela

"Travessia": Helô e Stênio se casam no último capítulo - Reprodução/TV Globo
'Travessia': Helô e Stênio se casam no último capítulo Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

05/05/2023 23h10

O último capítulo da novela "Travessia" (Globo), na noite de hoje, trouxe aos telespectadores muita emoção com os desdobramentos dos finais dos personagens Brisa (Lucy Alves) Chiara (Jade Picon), Ari (Chay Suede), Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero).

O fim da trama escrita por Gloria Perez tem Brisa dando à luz filha Beatriz e conseguindo provar a maternidade de Tonho (Vicente Alvite). Chiará também vê o filho fruto da relação com Ari nascer e consegue respostas sobre suas origens. Já Helô e Stênio sobem ao altar após viverem momento de alta tensão em perseguição policial.

Splash conta, em detalhes, para você o que aconteceu com os principais personagens no último episódio de "Travessia". Confira:

Viva #Steloisa

Depois de tantas idas e vindas, Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero) viveram um final feliz na trama escrita por Gloria Perez.

Karina (Danielle Olímpia) será salva do pedófilo graças à ajuda de Helô, mas o criminoso ainda tentará fazer outra vítima. Assim, ele atrairá Tonho (Vicente Alvite) para um encontro, fingindo ser um personagem que o menino gosta.

Tudo acontecerá quando Núbia (Drica Moraes) levar o neto para uma aula no mesmo lugar escolhido pelo criminoso para abordar a criança. Tonho, no entanto, dá falta do celular, tenta reencontrar a avó, mas acaba se perdendo no shopping.

Acionada por Núbia, Helô está no mesmo local e promove uma corrida contra o tempo para proteger a criança. Em meio a busca, a delegada identificará o criminoso e o perseguirá por identificar que ele está armado.

Sem sucesso na tentativa de fuga, o pedófilo saca uma arma para afastar Helô e usa uma grávida numa loja de joias para se proteger. Para aumentar a tensão, a delegada descobre que o namorado Stênio está no estabelecimento — ele havia tomado a decisão de comprar um anel de casamento.

Preocupado com a saúde da grávida, Stênio se oferece para ficar de refém, é pego pelo pedófilo, mas Helô aproveita distração do criminoso e consegue atirar contra seu braço para dar fim a perseguição.

Após toda a tensão, os dois irão decidir se casar novamente, repetindo o cenário de "Salve Jorge", novela global de 2012.

Nasce o bebê de Chiara

Após tentativa frustrada de descobrir suas origens, Chiara entra em trabalho de parto, é levada ao hospital para dar à luz e decide manter a decisão de doar o bebê para adoção.

Ari irá descobrir que os problemas envolvendo a ex é fruto de uma gravidez após ouvir mentiras sobre o paradeiro numa tentativa de acerto de contas.

No hospital, o arquiteto entendeu que havia se tornado pai ao ver Guerra fugir do local com o bebê nos braços e deixa o local em prantos por não ter conseguido ver o rosto do filho.

Descoberta das origens

Enfurecida ao saber que Guerra fugiu do hospital com seu filho, Chiara tenta buscá-lo para entender o que o pai estava planejando, mas se encontra com Cidália (Cássia Kis) e, finalmente, ouve que chegou a hora de descobrir suas origens.

Assim, a personagem é levada para viver uma experiência de realidade virtual onde tem a oportunidade de ter um "encontro" com Débora (Grazi Massafera) — que morreu no primeiro episódio da trama.

Após conseguir entender o motivo pelo qual Guerra escondeu a verdade sobre sua mãe, Chiara decide perdoar o pai e desiste de doar o filho Jorginho para adoção por entender que não poderia dar a criança uma vida como a sua.

O mundo capota, né?

Brisa entra em trabalho de parto durante uma exibição de dança e é levada ao hospital às pressas para o nascimento da filha Beatriz.

Pouco depois, ela consegue provar ser a mãe de Tonho com um teste de DNA da nova filha com a criança fruto do relacionamento com Ari.

Ao mesmo tempo, Ari acaba sendo preso pelos crimes cometidos contra a família de Guerra e deixa a mãe Núbia sem um tostão no bolso em virtude das contas bloqueadas.

Ela, então, decide procurar Brisa para cuidar de Tonho já que havia sido despejada da mansão do filho.

O capítulo final de travessia prova que o ditado popular "o mundo não gira, ele capota" é real ao mostrar que a dançarina cede a ex-sogra uma moradia provisória em sua casa enquanto reúne dinheiro para retornar para Mandacaru, no Maranhão.

E esse golpe, Brasil?

Meses após a prisão, Ari consegue vitória na Justiça para responder por seus crimes em liberdade. Assim, ele não pensa duas vezes em procurar Chiara para conhecer o filho Jorginho.

Emocionado com a criança nos braços, ele tenta reatar o relacionamento com a filha de Guerra, mas ouve que tudo o que eles viveram e sonharam "foi cancelado" e era melhor seguir o seu caminho.

De volta ao Maranhão, Ari retorna as origens ao lado de Núbia. Porém, engana-se quem pensou que ele iria viver uma vida simples.

Ele se despede de Travessia contando para a mãe que havia conseguido novo emprego e, ao apresentar a nova namorada, conta que ela é a filha do novo chefe.

Felizes para sempre!

Depois de muitas brigas e desentendimentos ao longo da trama, Brisa e Oto (Romulo Estrela), finalmente, sobem ao altar em festa com quase todo elenco da novela presente.

Com os filhos Beatriz e Tonho, Brisa coloca ponto-final na história da fake news que virou sua vida de cabeça para baixo e passa a viver ao lado do amor de sua vida.

"Travessia" dará lugar à novela "Terra e Paixão", trama escrita por Walcyr Carrasco. A nova novela das 21h da Globo estreia na próxima segunda-feira (8) após o Jornal Nacional.