Topo

Expressão irritou José de Abreu: por que chamamos de 'corno' quem é traído?

O ator José de Abreu se irritou com comentário nas redes sociais - Zô Guimarães/UOL
O ator José de Abreu se irritou com comentário nas redes sociais Imagem: Zô Guimarães/UOL

Colaboração para Splash

18/04/2023 04h00

O ator José de Abreu, 76, se irritou e rebateu um internauta que o chamou de "corno manso" nas redes sociais. Mas, afinal, por que chamamos de corno alguém que é traído?

Expressão pode ter surgido por analogia ao mundo animal. Apesar de não existir uma referência exata de sua origem, é provável que o termo popular tenha surgido por similaridade às fêmeas de animais que possuem chifres, como bode, carneiro e touro.

Elas vivem ao redor de um único macho, que usa seus cornos para tentar afastar possíveis garanhões. Quando uma delas deixa de ser fiel a esse líder, ele também pode colocar os chifres em posição de ataque e partir para cima de outros animais.

Outras explicações possíveis

  • Origem grega. De acordo com a revista Superinteressante, estudos etimológicos indicam que o grego Artemidoro citou, no século 2, o termo "kérata poiein", que significava "fazer corno a, enganar um marido".
  • Penalidade prevista na lei. O livro "A Biblioteca Elementar", de Alberto Mussa, indica a origem da expressão nas Ordenações Filipinas, conjunto de leis que vigorou no Brasil entre 1603 e 1830. No dispositivo legal, a pena para o adultério -- tanto para o marido que tivesse consentido e a mulher que tivesse traído -- era levar na cabeça chapéus ornados com dois chifres. Assim, todos reconheceriam o homem que não "honrou" sua condição no matrimônio.

O que aconteceu?

  • José de Abreu rebateu um internauta que o chamou de "corno manso" nas redes sociais.
  • Tudo começou após uma mulher mandar o artista "cuidar" de sua esposa, Carol Junger, e o famoso disse que, ao contrário da internauta, Carol "não é idiota" e "sabe se cuidar".
  • Nos comentários dessa postagem, outro internauta chamou José de Abreu de "corno manso", e o ator não deixou passar batido.
  • "Seu pai tinha fama. Aliás, ninguém sabe bem quem é", iniciou. "Chifre é uma coisa que só existe na sua cabeça", completou.