Topo

Desconfortável? Atores de Star Wars citam perrengues em 'O Retorno de Jedi'

Mark Hamill e David Prowse em cena de "Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi" (1983) - Reprodução
Mark Hamill e David Prowse em cena de 'Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi' (1983) Imagem: Reprodução

De Splash, em Londres*

09/04/2023 15h59

"Star Wars: O Retorno de Jedi", terceiro filme lançado pela franquia, completa 40 anos em 2023. A data foi celebrada na Star Wars Celebration, evento realizado em Londres, Reino Unido, e trouxe ao palco quatro atores que participaram da produção.

Ian McDiarmid (Palpatine/Darth Sidious), Warwick Davis (Wicket), Anthony Daniels (C-3PO) e Billy Dee Williams (Lando) formaram o grupo que subiu ao palco em um painel comemorativo acompanhado por Splash. Eles relembraram perrengues enfrentados pelo elenco na época.

'Tempestade' de areia

Anthony Daniels afirmou que a primeira gravação do filme ocorreu em um palco no Reino Unido. A imagem deveria mostrar os heróis embarcando na Millennium Falcon em meio ao deserto.

Porém, sem tanta tecnologia na época, a equipe teve problemas para evitar que a areia se espalhasse no ambiente. Parte das imagens foi descartada mesmo após a equipe conseguir concluir as gravações.

Lando em apuros

"Muito desconfortável", brincou Billy Dee Williams ao falar sobre a cena em que Lando fica pendurado de cabeça para baixo ao fugir de uma Sarlacc — criatura alienígena do universo Star Wars que vive no planeta deserto Tatooine.

A estrela da morte

Ian McDiarmid disse ter enfrentado dificuldades nas cenas em que Darth Sidious se movimentou em alta velocidade, principalmente quando envolviam a Estrela da Morte.

O artista se deslocava com a ajuda de um equipamento de segurança. O recurso é normalmente utilizado por quem pratica escaladas.

McDiarmid também lembrou como foram definidas as características do personagem Darth Sidious. "Ele tinha um rosto terrível e precisava de uma 'voz de vômito' para funcionar".

*O repórter viajou a convite do evento