Topo

Betito Tavares, o Cardosinho de 'Coração de Estudante', morre aos 42 anos

Betito Tavares interpretou Cardosinho em "Coração de Estudante" - Reprodução
Betito Tavares interpretou Cardosinho em 'Coração de Estudante' Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

16/12/2022 09h42Atualizada em 16/12/2022 14h01

O ator Betito Tavares, conhecido pelo papel de Cardosinho na novela Coração de Estudante (TV Globo), morreu ontem, aos 42 anos. A causa da morte não foi revelada.

A informação foi divulgada pelos atores Guilherme Winter e Renato Góes nas redes sociais. Góes lamentou a morte do colega, seu conterrâneo de Recife.

"Morávamos no mesmo prédio em Recife. Eu ainda um adolescente sonhador quando ele foi embora fazer sua 1ª novela, Coração de Estudante. Suas conquistas muito me inspiraram. Hoje perdemos um inteligente e inquieto companheiro! Siga em paz! Beijo nos amigos e família", escreveu no Twitter.

Em reprise no Canal Viva, "Coração de Estudante" foi o papel de estreia de Betito na TV, em 2002. O personagem teve bordões marcantes como "na minha terra isso dava até morte", "seu cabra" e "meu bichinho".

O ator também atuou em "Malhação" (TV Globo) em 2003, como o garçom Chico, e em "Linha Direta", no episódio sobre Aída Curi. Seu último papel na TV foi em 2008, quando participou de um episódio da série "Casos e Acasos" (TV Globo).

O ator e diretor Sidcley Batista informou em postagem no Facebook que o artista convivia há anos com uma "doença mental".

"Não é fácil, principalmente para a família e as pessoas que o amavam, ver aquele jovem talentoso, produtivo passar por isso. Como com certeza não era nada fácil para ele", escreveu.

Pedro Malta, ator que interpretou Lipe — filho de Fábio Assunção na trama e um dos protagonistas da novela — também lamentou a morte de Betito.

Encontrar outro conterrâneo em ascensão em meio ao nosso debute em uma emissora como a Globo, foi um oásis de representatividade e identificação. Pedro Malta

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.