Topo

Almir Sater: 'Rei do Gado' teve dinheiro no chapéu, briga em barco e dupla

Almir Sater em cena de "O Rei do Gado" - Divulgação/TV Globo
Almir Sater em cena de 'O Rei do Gado' Imagem: Divulgação/TV Globo

De Splash, em São Paulo

07/11/2022 04h00

Recém-saído de "Pantanal", o cantor Almir Sater já volta à tela da TV Globo. Mas não se trata de novo trabalho: ele está na novela "O Rei do Gado", que passa a ser reprisada hoje, dentro do Vale a Pena Ver de Novo nas tardes da emissora.

Em declarações exclusivas para Splash, Sater elege como ponto alto da novela a parceria com Sérgio Reis. Ambos músicos de origem, trabalhando como atores, interpretando os músicos Pirilampo e Saracura.

"Nós acabamos gravando um disco, eu e Sérgio Reis, acho que da novela nós tínhamos umas oito músicas da dupla, quase viramos dupla de brincadeira, mas durante a novela nos divertíamos muito", conta o músico, que diz a escolha das músicas foi muito feita pelo próprio autor Benedito Ruy Barbosa, com sugestões dele e de Reis.

Uma das histórias mais legais desse período, na lembrança de Almir Sater, foi o dia que ele e Sérgio Reis gravaram para a novela na rodoviária de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com um chapéu à frente. Músicos consagrados, eles interpretavam uma dupla amadora, que se apresentava em público por trocados.

Apesar de os dois lotarem shows, uma das pessoas que assistia à gravação saiu do meio das demais e colocou dinheiro de verdade no chapéu. "Ainda brinquei com o Sérgião, eu falei 'eu acho que estamos fazendo sucesso', aquele gesto espontâneo do fã que estava ali assistindo a gravação da novela nos marcou, no final devolvemos o dinheiro para ele", relembra.

"Quando acabava a gravação a gente se encontrava à noite, a gente tocava, conversava, falávamos sobre os personagens. Grandes atores e eu e Sérgio no meio deles, uma honra poder conviver com grandes atores", prossegue Sater, que é só elogios para a sua parceira de cena, Lavínia Vlasak. "Na época uma atriz jovem, generosa. Gostei muito do trabalho, gostei do respeito entre os atores, todo mundo nos ajudando também já que somos músicos."

Cena do barco

Quem acabou de ver "Pantanal" pela primeira vez certamente foi impactado por cenas de brigas em barcos, que em algumas das vezes terminaram com algum personagem morto, comido por piranhas. Em "O Rei do Gado", as tensões também vão ao mar. São cenas nesse cenário as que mais marcaram Almir Sater.

"As cenas que nós fizemos no Araguaia, as cenas externas na beira do rio, dentro do barco, a briga no barco. Aquilo me marcou muito, essas cenas externas, sempre gostei de gravar externas. Todas as gravações no Araguaia mexeram muito comigo", diz o músico.