Topo

Spacey é inocentado em ação de R$ 200 mi de ator que o acusou de abuso

O ator Kevin Spacey chegando ao tribunal no sul de Londres para audiência - Jeff Spicer / Getty Images
O ator Kevin Spacey chegando ao tribunal no sul de Londres para audiência Imagem: Jeff Spicer / Getty Images

De Splash, em São Paulo

20/10/2022 17h42Atualizada em 20/10/2022 17h58

Na tarde de hoje, um júri de Nova York decidiu que Kevin Spacey não molestou o ator Anthony Rapp. Os jurados chegaram a um veredito após deliberarem por 80 minutos e concluírem que os advogados de Rapp não conseguiram provar que Spacey "tocou uma parte sexual ou íntima" do ator. As informações são da revista Variety.

Anthony Rapp, ator de "Star Trek", foi o primeiro a denunciar Spacey em outubro de 2017. Ele acusou o astro de "House of Cards" (Netflix) de assediá-lo quando ele tinha 14 anos. Segundo Rapp, o veterano o levantou, o colocou sobre sua cama e o segurou de forma "sexualmente agressiva". O ator, que é abertamente gay, veio a público com as alegações em um artigo do site BuzzFeed. Poucas horas depois, Spacey se desculpou e se revelou um homem gay.

Desde então, pelo menos 20 homens acusaram o ator de assédio e abuso sexual. Os crimes teriam acontecido entre 1995 e 2013, quando muitas das vítimas eram menores de idade.

Durante o julgamento, os advogados de Spacey focaram em inconsistências no depoimento de Rapp. A equipe jurídica do ator pontuou que Rapp disse que o apartamento de Spacey tinha um quarto separado, quando uma planta do imóvel mostrou que o ator morava em um apartamento "estúdio", com apenas um cômodo central.

"A principal testemunha do nosso caso foi a planta", disse Jennifer Keller, advogada de Spacey, em suas declarações finais.

Os advogados de Spacey também afirmaram que Rapp estava irritado com o fato de Spacey não ter assumido sua sexualidade e tinha inveja da carreira do ator, que estrelou filmes como "Beleza Americana" e "Los Angeles - Cidade Proibida".

Spacey perdeu papel em "House of Cards"

O último papel de destaque de Spacey foi em "O Clube dos Meninos Bilionários", de 2018. O filme não foi bem nas bilheterias.

Ele perdeu seu papel em "House of Cards" (Netflix), mas continuou postando vídeos caracterizado como seu personagem, Frank Underwood. No ano passado, comparou sua situação à das pessoas que perderam os empregos durante a pandemia.

Em breve, o vencedor do Oscar poderá ser visto no filme "Peter Five Eight", lançado durante o Festival de Cannes deste ano, no qual interpretará um serial killer. Além disso, Spacey também protagonizará o longa '1242 - Entrada para o Oeste', produção que acontece em parceria entre Reino Unido, Hungria e Mongólia, e que ainda busca por distribuição.