Topo

Alvo de bolsonaristas, filme de Xuxa denuncia exploração sexual infantil

Xuxa Meneghel - Reprodução/Instagram
Xuxa Meneghel Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

12/10/2022 16h25

Depois de divulgar uma petição pedindo a cassação "antes da posse" da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), após esta descrever supostos crimes sexuais contra crianças, Xuxa Meneghel tornou-se alvo de bolsonaristas, que criticam sua atuação no filme "Amor Estranho Amor" (1982).

Na obra, polêmica, ela interpreta uma prostituta e aparece nua ao lado de um garoto de 12, e tinha 18 anos na época das filmagens. Mas por que o filme, de 40 anos atrás, ainda gera tantas repercussões?

Na história, Anna (Vera Fischer) é uma mulher que sai do interior de Santa Catarina e se torna prostituta de um bordel de luxo de São Paulo, frequentado por políticos e membros da alta sociedade.

Quando começa a ganhar dinheiro e traçar planos ambiciosos, é frustrada porque seu filho de 12 anos, Hugo (Marcelo Ribeiro) é enviado para morar com ela.

O garoto então começa a frequentar os bastidores do prostíbulo, e descobrir a própria sexualidade e adolescência, sobretudo quando Tamara (Xuxa), uma prostituta de 16 anos, começa a seduzir o rapaz para afrontar a rival.

O filme é do diretor Walter Hugo Khouri, levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema na época e rendeu um Kikito de melhor atriz a Vera Fischer — prêmio concedido durante o Festival de Gramado. No entanto, foi a participação de Xuxa que ficou eternamente lembrada, e gerou polêmicas nos anos seguintes porque sua personagem tem cenas eróticas com Hugo. A atriz e apresentadora só começou a apresentar o "Xou da Xuxa" em 1986.

Em 1991, com o sucesso de seu programa infantil na TV Globo, o filme começou a ser vendido em home video, e Xuxa entrou com uma ação na justiça alegando que tal forma de comercialização não estava em seu contrato. Com isso, a obra saiu de circulação, e permaneceu desta forma até 2018, graças a um acordo — extinto por iniciativa da Xuxa Produções.

'Quem não viu, por favor, veja'

amor estranho amor - Reprodução - Reprodução
Xuxa em cena do filme 'Amor Estranho Amor' (1982)
Imagem: Reprodução

Depois de tantos anos tentando impedir que o filme circulasse, Xuxa mudou de postura nos últimos tempos. Em novembro de 2020, durante entrevista ao "Fantástico", a apresentadora reforçou que a temática do filme deve ser discutida de forma séria.

"Cada vez que eu falo sobre isso as pessoas levantam essa bandeira, dizendo: 'mas você transou com um garoto de 12 anos num filme'. Então, vamos lá: eu não transei, aquilo é ficção. Senão, o Arnold Schwarzenegger deveria estar preso, porque ele matou um monte de gente os filmes dele", comparou.

"Quem não viu o filme, por favor, veja", ela continou.

Porque esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil, isso é a realidade de muita gente. Então, antes das pessoas me criticarem, as pessoas deveriam saber que isso existe, diariamente, nesse país e no mundo todo, mas, principalmente, nesse país.
Xuxa, em entrevista ao 'Fantástico', em 2020

"Muitos meninos e meninas são vendidas, vendidos e vendidas para políticos, para pessoas que se dizem que têm poder, então, isso é muito importante as pessoas falaram, sim, desse filme."

Para o produtor Anibal Massaíni, a tão falada cena de Xuxa é de grande importância para o entendimento do filme.

"A cena de sedução com a Xuxa tem um contexto histórico, de costumes", contou ao jornal O Globo. "Há uma disputa de poder naquela casa, tanto político, porque ali se reúnem figuras para celebrar um golpe de Estado, quanto pessoal. A Anna é a predileta do presidente do estado de São Paulo, e a Tamara chega do Sul para ser oferecida ao presidente do estado de Minas Gerais. Há uma rivalidade entre elas."

No ano passado, Xuxa voltou a falar sobre o assunto em entrevista ao canal Seja Seu".

"Me julgam sobre um assunto que nunca aconteceu, como o filme 'Amor Estranho Amor'. As pessoas falam 'ah, ela é pedófila'. Não, eu fiz quando eu tinha 18 anos, fiz o papel de uma menina de 15 anos que deveria ser falado de uma maneira séria, porque isso acontece até hoje, a prostituição e exploração infantil", declarou.

"Botaram como se eu, hoje, aos 60 anos, estivesse fazendo aquilo que aquela personagem fez naquele filme. Isso me incomoda a ponto de eu dizer que tenho pena da burrice da pessoa. Será que essa pessoa não vê que é ficção, que tá feio pra ela?"