Topo

Disney vai substituir ator que dubla Darth Vader por voz artificial

Darth Vader, vilão de "Star Wars" - reprodução/Lucasfilm
Darth Vader, vilão de "Star Wars" Imagem: reprodução/Lucasfilm

De Splash, em São Paulo

24/09/2022 19h36Atualizada em 24/09/2022 19h38

James Earl Jones, ator de 91 anos que dubla Darth Vader em "Star Wars", deixou o papel e será substituído por uma inteligência artificial.

Jones nunca interpretou Darth Vader em cena, mas é a voz do vilão há mais de 40 anos: desde o primeiro filme da franquia, "Star Wars - Uma Nova Esperança", lançado em 1977.

O dublador permitiu que a produtora Lucasfilm e a Disney usem sua voz para fazer recriações digitais das falas do personagem.

De acordo com a revista Vanity Fair, a Lucasfilm está trabalhando com uma start-up ucraniana há alguns anos para recriar digitalmente a voz de Jones, que vem mudando devido à idade avançada do artista.

A start-up Respeecher usa arquivos de gravações e inteligência artificial para criar novas falas.

"Para um personagem como Darth Vader, que tem cerca de 50 falas em uma série, eu devo ter trocado cerca de 10 mil arquivos [com a Respeecher", contou Matthew Wood, supervisor da edição de som da Skywalker Sound, divisão de efeitos sonoros da Lucasfilm.

Apesar de ter deixado o papel, Jones prestou consultoria para a série "Obi-Wan Kenobi" (Disney+), lançamento mais recente da franquia, que já usa a voz artificial.