Topo

Por que a assinatura de Charles mudará após ele se tornar rei? Entenda

Novo monarca do Reino Unido, Charles 3º deverá acrescentar um "R" ao final de sua assinatura - 7.set.2022 - Jane Barlow/Pool via Reuters
Novo monarca do Reino Unido, Charles 3º deverá acrescentar um 'R' ao final de sua assinatura Imagem: 7.set.2022 - Jane Barlow/Pool via Reuters

De Splash, em São Paulo

09/09/2022 12h23

Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, seu filho, Charles, se tornou o rei Charles 3º — mas essa não será a única mudança em seu nome.

De acordo com o jornal Daily Mirror, ele também deve acrescentar um "R" no final de sua assinatura. A letra é abreviação de "Rex", que significa "rei" em latim.

Elizabeth 2ª também tinha um "R" no final de sua assinatura. No caso dela, a letra significava "Regina", a palavra latina para "rainha". Antes da independência da Índia, a assinatura dos monarcas ingleses terminava em "R I" — "Rex Imperator" ou "Regina Imperatrix", já que eles também eram Imperador ou Imperatriz.

Em 1811, quando o rei George 4º se tornou regente no lugar de seu pai, George 3º, ele passou a assinar "George P R". As iniciais são de "Princeps Regens", latim para "príncipe regente".

A assinatura não é utilizada apenas em documentos oficiais. Em 2019, quando Elizabeth 2ª fez seu primeiro post no Instagram, ela terminou a legenda com "Elizabeth R":

"Hoje, enquanto visitava o Museu de Ciências, me interessei por uma carta nos Arquivos Reais, escrita em 1843 para o meu tataravô, príncipe Albert. Charles Babbage, creditado como o primeiro pioneiro da computação, havia criado o 'motor da diferença', cujo protótipo o príncipe Albert teve a oportunidade de ver em julho de 1843. Na carta, Babbage contou à rainha Victória e ao príncipe Albert sobre sua invenção, o 'motor analítico', no qual os primeiros programas de computador foram criados por Ada Lovelace, uma das filhas do Lorde Byron. Hoje, tive o prazer de aprender sobre iniciativas de programação para crianças, e me parece adequado fazer esta primeira publicação no Instagram no Museu da Ciência, que há muito tempo é líder em tecnologia e inovação, e inspira a nova geração de inventores. Elizabeth R.", escreveu a monarca na rede social.