Topo

Roger Waters coloca Joe Biden em galeria de criminosos de guerra em show

Roger Waters protesta contra Joe Biden  - Leo Caobelli/UOL - Reprodução/Instagram
Roger Waters protesta contra Joe Biden Imagem: Leo Caobelli/UOL - Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/08/2022 11h53

Roger Waters, 78 anos, causou polêmica ao colocar o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 79, na galeria de criminosos de guerra.

O músico colocou uma foto do político durante a turnê "This Is Not a Drill", junto de várias outras figuras questionáveis da política internacional, como o ex-presidente Donald Trump, 76.

Em entrevista para a CNN estadunidense, Waters explicou o motivo de ter colocado Biden na sua polêmica lista.

"Ele está alimentando o fogo na Ucrânia, só para começo de conversa. É um crime imenso. Por que os Estados Unidos não encorajam o presidente ucraniano a negociar, evitando a necessidade por essa guerra horrenda?", questionou.

"Quando começa uma guerra? Você precisa olhar a história e para poder dizer, 'bem, começou nesse dia aqui'. Você pode dizer que começou em 2008? Esta guerra é basicamente sobre as ações da Otan, chegando até às fronteiras russas, o que eles prometeram que não fariam quando Mikhail Gorbachev negociou a retirada da União Soviética de toda a Europa Oriental", finalizou o artista.

roger waters - Reprodução - Reprodução
Nome de Marielle Franco aparece em telão durante show de Roger Waters, nos EUA
Imagem: Reprodução

Tributo a Marielle

Em um show nos Estados Unidos, Roger Waters, 78 anos, exibiu o nome de Marielle Franco no telão. Em sua turnê "This is Not a Drill", o cantor tem homenageado defensores dos direitos humanos, como a socióloga, que foi morta a tiros em 2018.

Seguido do nome de Marielle Franco, o famoso também mostrou os dizeres: "Localização - Rio de Janeiro. Crime - criticar policiais. Pena - morte". Quando se apresentou no Brasil em 2018, também relembrou da vereadora no Maracanã.

Na ocasião, o cantor usou uma camiseta escrita "Lute como Marielle Franco" e chamou ao palco a filha e a viúva da política. Como a apresentação ocorreu em meio às eleições presidenciais, que elegeram Jair Bolsonaro, foi vaiado por parte do público.

A fim de evitar novas vaias, Roger Waters até chegou a divulgar uma mensagem antes de seus shows. "Se você é uma daquelas pessoas que diz: 'eu amo Pink Floyd, mas não suporto mensagens políticas', seria bom você sair e ir para um bar", dizia o recado.