Topo

Justiça decide intimar Antonia Fontenelle em ação de influencer

Antonia Fontenelle é alvo de processo movido por influencer bolsonarista - Reprodução/Instagram
Antonia Fontenelle é alvo de processo movido por influencer bolsonarista Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/07/2022 04h00

O juiz José Fernando Steiberg determinou que sejam enviados mandados aos endereços da apresentadora Antonia Fontenelle para que ela seja intimada a se manifestar em um processo movido pelo influenciador Caíque Mafra.

Em manifestação enviada à Vara do Juizado Especial Criminal da Barra Funda, a promotora Danielle Castanheira pediu que Fontenelle seja intimada para prestar esclarecimentos, nos termos do artigo 144 do Código Penal.

O artigo determina que quem é acusado de caluniar ou difamar outra pessoa seja manifestado para se justificar. Caso não responda — ou, na avaliação do juiz, não o faça de maneira satisfatória — vai responder judicialmente pela ofensa.

O processo trata de uma troca de acusações de mentira. Fontenelle acusou Mafra de ter estar por trás de um perfil de Instagram que divulgou "fake news" sobre ela. As postagens questionavam a fidelidade da apresentadora a Jair Bolsonaro (PL), dizendo que ela teria "esculhambado" o atual presidente, apoiado publicamente tanto por ela quanto por Caíque Mafra.

As declarações da apresentadora foram dadas em entrevista ao programa Morning Show, da Jovem Pan, e foram transcritas e disponibilizadas em vídeo no processo. Mafra se sentiu caluniado e ingressou com o pedido de explicações contra Antonia Fontenelle.

Com mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais, e tendo sido candidato a vereador em São Paulo na última eleição, Mafra é pré-candidato a deputado estadual. A atriz ainda não foi notificada da ação.