Topo

Helô Pinheiro sobre ensaio nu com a filha, Ticiane: 'Não me arrependo'

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/07/2022 10h57

Eterna garota de Ipanema, Helô Pinheiro, que completa 77 anos hoje, contou sobre a decisão de aceitar dois convites para posar nua, inclusive um deles com a filha Ticiane Pinheiro. Segundo ela, o motivo se deu em razão de problemas financeiros e, por isso, não se arrepende. Como a família enfrentava um período difícil de renda, ela se viu obrigada a buscar alternativas para ganhar dinheiro.

Mesmo vinda de uma família conservadora, a ex-modelo não fechou as portas e topou o convite. Em 1987, a empresa de seu marido faliu e ela procurava maneiras de manter o padrão de vida das suas filhas.

Helô contou que o salário da novela na TV Bandeirantes não era suficiente para cobrir todos os gastos. Como era vista em um folhetim, a revista fez a solicitação para o ensaio nu. À época, insegura, ela pediu conselhos a Tom Jobim se deveria aceitar o convite, que fez um aceno positivo.

"Eu fiz a novela, mas o que eu ganhava não era o suficiente para me manter. Aí surgiu o convite da Playboy. Fiquei surpresa e perguntei para o Tom Jobim se deveria topar. Ele me disse: 'Claro que você vai fazer, imagine. Será muito bom para você'. Eu não queria que as pessoas soubessem que eu não estava bem porque parecia que estava pedindo dinheiro, eu não queria pedir nada para ninguém. Então, ninguém sabia que eu estava passando por essa dificuldade e aí eu aceitei fazer a Playboy. Foi a primeira e o texto é todo feito por Tom Jobim", contou ela, em entrevista ao site IG.

Em 2003, a ex-modelo posou novamente, mas desta vez ao lado de Ticiane. De acordo com Helô, a decisão de posar nua em uma segunda vez também foi motivada pelo dinheiro, já que enfrentava um período financeiro conturbado. No primeiro momento, ela contou que a filha negou, mas ao entender a situação da família mudou de ideia e concordou em fazer o ensaio.

"Acabamos fazendo. O texto foi do Toquinho que foi tal mãe, tal filha", disse, que não se arrepende dos ensaios. "Não me arrependo porque fiz tudo isso para dar uma vida melhor para meus filhos", afirmou.

Garota de Ipanema

A musa de uma das canções brasileiras mais famosas no mundo disse se orgulhar de ter sido escolhida como inspiração, mas confessou com estranheza quando ficou sabendo. Na época, com 17 anos, Helô era professora de primário, tinha uma vida reservada, com pais conservadores e já era noiva.

"Quando eu fui encontrá-lo [o Vinícius] fiquei com vergonha. Pensei: 'Ele tá me vendo de perto agora, será que sou aquilo que ele fala na música? Será que ele pensará que é tudo aquilo mesmo ou mudará de opinião, né?'. Fiquei até meio assim, com medo dele me olhar muito e eu não cumprir aquilo que a música descrevia", lembrou ela.

Pelo jeito tímido e por não fumar ou beber, Helô acreditou que poderia ser vista como "careta" pelos artistas. "Eu nunca gostei de beber, nunca gostei de fumar e, às vezes, eu tinha até vergonha. Eu dizia: 'Meu Deus, eu vou à casa do Vinícius, ele vai dizer: que menina careta que eu escolhi para ser Garota de Ipanema'. Eu gostaria de ser assim como uma Leila Diniz, no sentido de ser arrojada, mas eu não conseguia não só pela minha família, mas pelo meu modo de ser muito fechada", explicou.

Com o mega sucesso da música, inúmeros trabalhos começaram a surgir na vida de Helô. No entanto, com a família conservadora, muitos sonhos foram frustrados. O noivo, por exemplo, fez questão de adiantar o casamento previsto para só dali a três anos. "Para impedir que eu voasse", brincou ela.

"Eu tinha três pessoas contra mim. Meu pai, meu irmão e meu futuro marido. Quando ele [o noivo] soube que a música foi feita para mim, ele ficou bravo com os dois [Vinícius e Tom] e quis antecipar o casamento. Pegou e falou: 'ó quero casar'. Quando estava no frigir dos ovos, quando eu poderia ter outros campos de trabalho. Ele cortou essa oportunidade", lamentou.

Segundo Helô, o casamento a impediu de praticamente tudo. Ela contou ter se casado virgem, o que vê como algo antigo. "Eu casei virgem, mas eu não queria isso para minhas filhas, ficarem aí sabe? Para quê?", criticou. Ela complementou que, atualmente, teria adiado o casamento para poder colher as oportunidades enquanto "garota de Ipanema".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Helô Pinheiro sobre ensaio nu com a filha, Ticiane: 'Não me arrependo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade