Topo

Príncipe Andrew está 'tentando fazer as pazes' após acusação, diz arcebispo

Príncipe Andrew recebeu duras críticas da imprensa britânica por acordo milionário para evitar investigação - SWEN PFÖRTNER / DPA / AFP
Príncipe Andrew recebeu duras críticas da imprensa britânica por acordo milionário para evitar investigação Imagem: SWEN PFÖRTNER / DPA / AFP

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/06/2022 10h45

O arcebispo Justin Welby de Canterbury, disse que o príncipe Andrew está tentando "fazer as pazes" após ser acusado de abusar sexualmente de Virginia Giuffre.

Ao The Post, o arcebispo explicou que na entrevista ao ITV News, "foi feito uma pergunta sobre perdão, e eu disse que há uma diferença entre consequências e perdão".

"Ambos são elementos essenciais da compreensão cristã de justiça, misericórdia e reconciliação. Também falei que espero que possamos nos tornar uma sociedade mais tolerante", acrescentou.

Ele ainda disse que o assunto é delicado e que a mídia deveria se concentrar no Jubileu da Rainha, que começa hoje. "Essas são questões complexas que são difíceis de abordar em uma curta entrevista à mídia e espero que não distraíam a alegre celebração desta semana do Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha".

O arcebispo afirmou que "todos temos que recuar um pouco" enquanto o duque tenta reparar sua reputação. Ainda ao The Post, ele contou que o príncipe Andrew "está procurando fazer as pazes e acho que isso é uma coisa muito boa".

"Você não pode dizer às pessoas como elas devem responder sobre isso e as questões do passado na área de abuso são tão intensamente pessoais e privadas para tantas pessoas que não é surpreendente que haja sentimentos muito profundos de fato", acrescentou.

Em janeiro, Andrew foi destituído de seus títulos militares e patrocínios reais quando o caso de abuso contra ele foi a julgamento.

Em fevereiro, o acordo confidencial foi anunciado entre o príncipe e Virginia Giuffre, a americana que o acusou de agressão sexual quando era menor de idade, para evitar julgamento, superaria 12 milhões de libras, cerca R$ 84 milhões na conversão para o real, o que está gerando revolta no Reino Unido. As informações são da imprensa britânica, que não o poupou de duras críticas.

Andrew não admitiu nenhuma irregularidade, mas escreveu em uma carta que lamentava sua associação com Jeffrey Epstein, que Giuffre alega que a traficara para a realeza e outros homens ricos e poderosos.