Topo

Treinamento de 'Top Gun: Maverick' foi 'intenso' e ensinou Tarzan a nadar

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

30/05/2022 04h00

Quando Tom Cruise, 59, está envolvido em algo, é possível dizer que o resultado não será medíocre. Em "Top Gun: Maverick", a sequência do filme de 1986, não foi diferente e, além de realmente pilotar aviões e fazer um treinamento igual ao do exército, o ator levou seus colegas de elenco ao extremo.

Greg Tarzan ("Grey's Anatomy"), 28, ator que interpreta Coyote no longa, chegou até mesmo a aprender a nadar para poder estar na produção — além de pilotar aviões. A informação inusitada foi relatada por Glen Powell ("Estrelas Além do Tempo"), 33, o Hangman, em entrevista a Splash.

"Para nós nos qualificarmos e podermos voar em um F-18, tivemos que fazer vários tipos de treinamento, um deles sendo na água. Tarzan aprendeu a nadar nesse filme, além de pilotar aviões."

Nós treinamos com o time de natação dos Estados Unidos, várias vezes por semana. Não sei se mais alguém pode dizer que aprendeu a nadar com o time de natação dos Estados Unidos!

Miles Teller ("Whiplash"), 35, ator que vive Rooster no longa — filho do Goose, lembra dele? O melhor amigo do Pete Maverick no primeiro filme — qualificou a preparação para pilotar os aviões do longa como "intensa". "Foi um treinamento constante com os pilotos que durou mais ou menos um ano. Foi bastante desafiador subir nos jatos com esses caras e não desmaiar ou não vomitar em cena."

Se você for vomitar, só tenha certeza que não estão te gravando.

Para o diretor Joseph Kosinski, 48, não haveria outra possibilidade se não elevar ao máximo o treinamento do filme. Isso porque, como disse a Splash, se tratava de um filme estrelado por Tom Cruise. Ele justificou que o processo de preparação aconteceu desta maneira "intensa" para que os atores fossem filmados enquanto as manobras de aviões aconteciam, sem o uso de dublês.

"Nós queríamos tentar filmar essas cenas aéreas de verdade, mas eu acho que o nível de performance em algumas sequências, principalmente as de voo rasante, era algo que o Tom realmente queria fazer e queríamos ter a certeza que faríamos isso de uma maneira segura."

O nível que conseguimos chegar com os pilotos foi algo que nos animou bastante e acabou nos surpreendendo, no final.

No entanto, nem todos os nomes do elenco foram obrigados a viver grandes aventuras. Foi o caso de Jon Hamm ("Mad Man"), que interpreta Cyclone, o novo chefe de Pete Maverick. Para ele, não foi um problema ficar de fora das cenas de ação que Cruise e os outros atores viveram. "Eu definitivamente estou mais para 'Ufa!' porque fiquei muito feliz que não tive que passar pelo processo de meses de treinamento e todo o estresse que isso teria para o meu corpo", contou a Splash.

Eu tenho 51 anos de idade e fiquei feliz que essa parte ficou com a geração mais nova e claro, com o imortal Tom Cruise. É uma preparação intensa e uma grande quantidade de energia e estresse.