Topo

Tom Cruise escala prédio e pilota helicóptero, mas tem trauma de bolo

Tom Cruise é conhecido por ser um dos atores mais corajosos e teimosos da indústria cinematográfica - Ken Ishii/ Getty Images
Tom Cruise é conhecido por ser um dos atores mais corajosos e teimosos da indústria cinematográfica Imagem: Ken Ishii/ Getty Images

De Splash, em São Paulo

27/05/2022 04h00

Tom Cruise alçou seu primeiro voo ao estrelato mundial em "Top Gun: Ases Indomáveis" (1986), filme de ação que se tornou um marco na história do cinema. Aos 59 anos, tem uma das carreiras mais consolidadas do cinema e a fama de ser um dos atores mais corajosos e teimosos de todos os tempos, que não vê limites em se desafiar e dispensa dublês: não importa se é para subir montanhas, pilotar helicópteros, escalar prédios ou lutar com espadas. Para quem trabalha com ele, a verdadeira missão impossível é lhe dizer não.

Em 2022, o astro está de volta ao personagem que o consagrou e protagoniza "Top Gun: Maverick", atualmente em exibição nos cinemas. Desde 2016, após o anúncio da continuação, a produção é aguardada pelos amantes de filmes de ação. Não apenas por dar sequência à história, mas também porque uma coisa era certa: Tom Cruise entregaria o máximo de si para que o longa se tornasse icônico.

Tom Cruise e o produtor Jerry Bruckheimer em première japonesa de 'Top Gun: Maverick' - Christopher Jue/ Getty Images - Christopher Jue/ Getty Images
Tom Cruise e o produtor Jerry Bruckheimer em première japonesa de 'Top Gun: Maverick'
Imagem: Christopher Jue/ Getty Images

Era esperado que ele não poupasse esforços para provar que é um dos maiores nomes do cinema quando o assunto é superar o impossível. Não importa o quão difícil seja uma cena, se o ator quer realizá-la sem efeitos especiais ele o fará, e inspirará a todos a fazerem o mesmo. Em entrevista a Splash, Joseph Kosinski, o diretor de "Top Gun: Maverick", disse que não se consegue negar algo a Tom Cruise. "Isso é impossível! Não dá para falar 'não' para ele!"

Recentemente, no Festival de Cannes, Tom Cruise falou sobre suas diferentes aventuras sem dublês e assumiu que fazer isso é perigoso, mas se defendeu, citando o protagonista de "Cantando na Chuva" (1952). "Não se pergunta por que Gene Kelly dança em todos os filmes dele, não é? Se eu faço um musical, eu tenho de dançar." Para ele, é preciso usar a mesma lógica quando se fala de filmes de ação.

Em todos os filmes que eu faço, a minha grande preocupação é como mergulhar o público na trama e como entreter.
Tom Cruise, durante Festival de Cannes, 2022

Durante o evento, ele recebeu uma Palma de Ouro surpresa e foi aplaudido por mais de seis minutos pelo público.

Como começou?

Para entender a necessidade de o ator se expor a grandes riscos para alcançar seus objetivos, é preciso voltar ao início de sua carreira. Ainda em "Top Gun: Ases Indomáveis", aos 24 anos, ele aprendeu a pilotar motos: para transmitir veracidade às sequências do filme, Cruise dispensou dublês e entregou cenas memoráveis.

Kelly McGillis e Tom Cruise eram o casal principal de 'Top Gun: Ases Indomáveis' - Divulgação - Divulgação
Kelly McGillis e Tom Cruise eram o casal principal de 'Top Gun: Ases Indomáveis'
Imagem: Divulgação

Dez anos mais tarde, em 1996, protagonizou "Missão: Impossível", que adaptava a série de TV homônima, criada por Bruce Geller na década de 1960. No primeiro longa do que se tornaria uma saga de sucesso nos cinemas, Cruise assumiu também a cadeira de produtor e se deu mais liberdade de atuar em sequências perigosas — que renderam momentos memoráveis, como quando ele ficou suspenso por uma corda dentro de um cofre. Durante as filmagens, machucou de leve o tornozelo.

Tom Cruise não usa dublês em cenas de ação - CHIABELLA JAMES/PARAMOUNT PICTURES - CHIABELLA JAMES/PARAMOUNT PICTURES
Tom Cruise não usa dublês em cenas de ação
Imagem: CHIABELLA JAMES/PARAMOUNT PICTURES

Com o passar dos anos, o astro foi ganhando mais experiência. Em "Missão: Impossível 2" (2000), Cruise viveu uma das sequências mais lembradas da saga: na cena inicial, Ethan Hunt aparece de férias, escalando o parque estadual Dead Horse Point, em Utah (EUA). O ator utilizou cabos de proteção, que depois foram apagados digitalmente na pós-produção. Cruise também não viu problema em enfrentar a gravidade zero nas filmagens de "A Múmia" (2017), quando ele e a atriz Annabelle Wallis gravaram em um avião em queda livre.

Seguro

Algo comum em produções de Hollywood é a contratação de seguros para cobrir os danos e possíveis acidentes durante filmagens. Nos contratos, cláusulas pedem para que os atores principais dos filmes não se exponham a grandes riscos, pois, caso eles se acidentem, toda a produção é obrigada a atrasar, gerando ainda mais gastos, a serem cobertos pela apólice.

Com seu histórico, Tom Cruise enfrentou problemas com seguradoras durante as gravações de "Missão: Impossível - Protocolo Fantasma" (2011).

Cena do filme "Missão Impossível: Protocolo Fantasma" - Divulgação - Divulgação
A cena em Dubai foi uma das mais perigosas da carreira de Tom Cruise
Imagem: Divulgação

Em uma de suas cenas mais perigosas, o ator, como Ethan Hunt, escala os vidros do maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai. Para a sequência, um dublê foi chamado apenas para checar o equipamento que seguraria Tom Cruise, que ficaria pendurado do lado de fora do edifício de 160 andares e 828 metros de altura. As cordas foram retiradas digitalmente na pós-produção.

Em entrevista à Collider, David Ellison, CEO da produtora Skydance — a responsável pela saga "Missão: Impossível" —, contou que a seguradora do filme não quis aprovar uma apólice que cobriria a perigosa cena. "Tom quis demitir a empresa. Nós fizemos isso e depois encontramos alguém que topasse ser a seguradora do filme."

E quando as coisas dão errado?

Não é possível escapar totalmente ileso a tantas aventuras — por mais que o saldo tenha sido positivo até então. Em 2017, durante as filmagens de "Missão: Impossível 6", Tom Cruise quebrou o tornozelo ao pular entre dois prédios. Ao saltar, não conseguiu alcançar o outro lado e bateu em uma parede.

Apesar de ter atrasado as gravações, o acidente não foi traumatizante para Cruise. Sua pior lembrança de filmagens é muito menos radical, de "Vida Sem Rumos" (1983), de Francis Ford Coppola, quando foi obrigado a comer diversos bolos de chocolate durante três dias. Em entrevista ao "The Graham Norton Show", ele contou que teve uma overdose de glicose, com mal-estar e vômitos. "Nos primeiros dois dias eu estava pensando, 'ótimo, tenho que comer, uma delícia'. Depois, 'meu Deus, não foi o suficiente?'. Três dias do Francis dizendo: 'vamos fazer outra vez'."

Para todos

Em "Top Gun: Maverick", Tom Cruise não aceitou que apenas ele se empenhasse para viver as cenas da maneira mais verdadeira possível e fez com que todo o elenco também fosse treinado por oficiais da marinha americana. "As sequências de aviação tinham que ser reais, então nossos atores passaram três meses de treinamento exaustivamente", disse, nos bastidores.

Em entrevista a Splash, Miles Telles, o Goose do novo filme, contou detalhes do trabalho. "Foi um treinamento constante com os pilotos, que durou mais ou menos um ano. Foi bastante desafiador subir nos jatos com esses caras e não desmaiar ou não vomitar em cena."

No entanto, o elenco é apenas elogios a Cruise. Confira abaixo na entrevista de Splash com os atores de "Top Gun: Maverick".

Figura controversa -- e sem limites

Tom Cruise chama a atenção não apenas por sua pose de galã e seus vários filmes de sucesso. O ator está envolvido em diversas controvérsias, como a sua devoção à cientologia — uma religião ligada a polêmicas como abuso de poder e ameaças a ex-membros — e as conturbadas relações que mantém com suas ex-esposas.

Ele foi casado com Nicole Kidman entre 1990 e 2001 e, após a separação, o relacionamento entre os dois se tornou inexistente, além de os filhos do casal, Isabella e Connor, terem cortado o contato com a mãe. Anos mais tarde, em 2006, Cruise se casou com Katie Holmes, com quem teve a filha Suri. O término do casamento, em 2012, foi bastante conturbado e o ator não vê a filha há anos.

Kate Holmes e Tom Cruise foram casados e tiveram uma filha, a Suri Cruise - Alberto E. Rodriguez/Getty Images - Alberto E. Rodriguez/Getty Images
Kate Holmes e Tom Cruise foram casados e tiveram uma filha, a Suri Cruise
Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Em 2020, circulou na internet um áudio de Cruise gritando com funcionários nas gravações de "Missão: Impossível 7". À época, ele, que também é produtor do filme, ficou bastante bravo com a produção quando viu duas pessoas conversando próximas, quebrando o protocolo contra a covid-19. A gravação mostra, ainda, ele ameaçando demitir os colaboradores. Nada foi dito oficialmente sobre o assunto.

Tom Cruise chegou a um patamar em que manda e desmanda, e suas vontades são transformadas em ordens. E, mesmo com tantos feitos na carreira, o fim das aventuras, aparentemente, ainda demorará para chegar. Segundo a Variety, ele está desenvolvendo um filme que contará com cenas de ação gravadas na Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, e também em um foguete a caminho do espaço.

Por se tratar de Tom Cruise, gravar um filme fora do planeta é apenas mais uma de suas missões nada impossíveis.

Tom Cruise no Festival de Cinema de Cannes - Daniele Venturelli/WireImage - Daniele Venturelli/WireImage
Tom Cruise pretende estrelar um filme que filmará fora da Terra
Imagem: Daniele Venturelli/WireImage