Topo

Fátima explica saída do Encontro e nega ter gravado o The Voice: 'Sei nada'

Fátima Bernardes irá deixar o Encontro e assumir o The Voice no início de julho Imagem: Victor Pollak / Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/05/2022 09h14

A jornalista Fátima Bernardes, de 59 anos, está a 40 dias de encerrar o ciclo de dez anos à frente do "Encontro" (TV Globo) para mergulhar no desafio de assumir o lugar do apresentador Tiago Leifert, de 42, no comando do "The Voice". A decisão de deixar o programa diário que leva seu nome é em virtude de querer mais tempo livre para curtir a vida e família.

Em entrevista ao O Globo, Fátima diz que ainda não está pensativa sobre a despedida da atração por entender que ainda há muita coisa a ser feita até a despedida marcada para o dia 30 de junho.

Estamos planejando muita coisa para cada dia do mês de junho. Então, por causa dessa parte prática, eu estava no automático, sem pensar na despedida em si. Mas na semana passada gravei o que vai ser a abertura do programa especial de aniversário, no dia 24 [o programa completa dez anos no dia 25, mas cai num sábado]. Nossa, fiquei emocionada! Tem sido como na época da despedida do "Jornal Nacional": uma sensação boa de fechar um ciclo e vir outro por aí.
Fátima Bernardes

A partir de 1 de julho, a jornalista Patrícia Poeta, de 45, assume o posto de apresentadora do "Encontro". Atualmente, Fátima declarou que tem falado pouco sobre a passagem de bastão com Patrícia, mas crê no sucesso da substituta por já tê-la visto à frente do programa em sua ausência.

"Só por mensagem. Eu estou completamente envolvida com os últimos programas, ela também trabalha muito no "É de casa"... Mas está tudo muito tranquilo. Nem tenho o que passar pra ela, que já está mais do que integrada. Quando eu fiz a cirurgia no ombro (em outubro de 2021), ela ficou seis semanas ali. Antes, na minha cirurgia do câncer (de endométrio, em dezembro de 2020), também. Patricia tem passagens longas pelo "Encontro", conhece bem a equipe, tanto ela quanto Manoel. Mas, claro, mais perto (da troca) a gente vai começar a falar mais sobre isso, bater papo mesmo, porque a passagem já está mais do que feita", comentou.

Fátima abriu o jogo para explicar que a decisão de deixar o "Encontro" é para ter mais tempo livre para aproveitar a vida. Ele relatou que entendeu que precisava dar uma virada de chave após ter vencido o câncer, encarado a pandemia e visto seus filhos irem ao exterior para estudar.

"Não é que eu estivesse insatisfeita. Uma pessoa que tem um programa que leva o seu próprio nome funcionando... Isso tem um valor enorme! Mas a minha vida toda foi de trabalho diário, completei 35 anos de TV Globo em fevereiro. Em 2020, com a pandemia, comecei a pensar em ter um pouco mais de flexibilidade. O "Encontro" só ficou fora do ar durante um mês. Eu tenho uma casa numa região de praia, mas não dava pra eu fazer home office, como muita gente fez. O fato de ter tido câncer me fez ver que a gente tem que dar uma virada na vida", justificou.

Uma outra coisa foi o meu filho ter ido estudar fora. Ele está na França há quase dois anos [Vinicius estuda Engenharia da Computação em Paris] e eu só consegui ir uma vez vê-lo. Agora, Laura [outra filha, formada em Psicologia] também está querendo estudar fora. Meu namorado [o deputado federal Túlio Gadêlha] mora em outras duas cidades [Recife e Brasília]. Percebi que eu preciso ter uma lista mais equilibrada do que eu devo e do que eu quero fazer. Qualquer viagem que eu faça tem que ser no meio da tarde de sexta-feira, após o programa ao vivo, e eu tenho que estar de volta no domingo, já preparando o de segunda-feira. Minha vida tem muito pouco tempo livre.
Fátima Bernardes

A proposta de atuar como apresentadora do "The Voice" foi feita pela TV Globo após a jornalista expor o desejo de sair do "Encontro". Para Fátima, a atração musical será um desafio por já ter um 'formato pronto'.

Muito sinceramente, foi apresentada essa sugestão a mim. Eu não desejei o "The Voice". Eu só queria uma nova transição para o entretenimento. Quando veio a ideia, eu achei muito bacana, porque sempre briguei muito para que o meu programa tivesse música diariamente. Não é fácil contar com cantores e banda de manhã cedo, eles estão acostumados a trabalhar à noite e de madrugada. Mas, hoje, adoram o espaço e reconhecem sua importância. Além disso, agora eu vou experimentar fazer um programa com formato pronto, porque o "Encontro" foi criado por mim com um monte de gente junto. Não tenho nem ideia de como vai ser.
Fátima Bernardes

A jornalista aproveitou para desmentir os boatos de que um piloto do "The Voice" não teria caído no gosto da direção da emissora carioca. "Nada! Disseram que eu gravei, né? Eu ainda nem falei com Boninho! Não sei nem quais são os técnicos da próxima temporada, não sei absolutamente nada do "Voice"", finalizou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fátima explica saída do Encontro e nega ter gravado o The Voice: 'Sei nada' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL