Topo

Pole dance e telefone tocando: momentos marcantes de Fátima na Globo

Fátima Bernardes faz pole dance no "Encontro" - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes faz pole dance no "Encontro" Imagem: Reprodução/TV Globo

Alexandre Cavalcante

Colaboração para Splash, de Pernambuco

22/01/2022 14h41Atualizada em 22/01/2022 20h52

Fátima Bernardes vai deixar a Rede Globo no segundo semestre de 2022 após 35 anos, informou a colunista de Splash Marcelle Carvalho.

Uma carreira tão longa, é claro, foi marcada por diversos momentos, especialmente engraçados e descontraídos desde que a apresentadora deixou o jornalismo de notícias, no qual fez seu nome, e migrou para o entretenimento com o seu "Encontro com Fátima Bernardes".

Pensando nisso, Splash separou alguns momentos marcantes da trajetória de Fátima.

Pole dance

Em um dos momentos marcantes do "Encontro", Fátima recebeu no palco do programa, em 2015, três convidadas especializadas em pole dance.

Após os comentários de Fátima de que as meninas faziam tudo como se fosse simples e que tinha a impressão que conseguiria também ("Elas fazem como se fosse muito simples. Essa subida é tão suave que eu fico com a sensação que se eu fosse ali agora eu ia conseguir").

A apresentadora atendeu aos apelos da plateia e se arriscou na brincadeira. Marcos Veras, presente no programa no dia, também aproveitou para mostrar seus "dons".

Queda no ar dançando capoeira

fátima - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes caiu dançando capoeira
Imagem: Reprodução/TV Globo

Também em 2015, a apresentadora virou meme ao protagonizar um "mico": Fátima levou um tombo ao vivo, ao tentar jogar capoeira com Rodrigo Simas, que era convidado do programa no dia e tentou ensiná-la a gingar.

Após a queda, a apresentadora brincou com a repercussão que imaginou que a mesma teria. "Já temos memes suficientes por hoje", brincou.

Telefone tocando ao vivo

fatima - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Telefone da apresentadora tocou ao vivo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Durante entrevista com Ana Maria Braga, Fátima foi interrompida por algo incomum: seu telefone celular tocando ao vivo no programa.

Com bom humor, a apresentadora explicou porque seu telefone estava com som. "Eu vou até explicar por que isso aconteceu. Foi a formatura dos meus filhos e eu sempre deixo o celular sem som, mas eles viraram a madrugada e queria que qualquer mensagem que chegasse, eu ouvisse".

Em seguida, ela pediu desculpas e pediu que, quem fosse que estivesse ligando, o fizesse depois.

Porta-bandeira

fátima  - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes apresenta "Encontro" vestida de porta-bandeira
Imagem: Reprodução/TV Globo

Em 2016, Fátima mostrou que não tinha medo de virar meme na internet e, durante o Carnaval, inovou ao apresentar o "Encontro" vestida de porta-bandeira. A atitude foi uma homenagem às portas-bandeiras."

Para quem gosta de Carnaval é um sonho usar uma roupa como essa. Agora, vou assistir aos desfiles com outros olhos", contou a apresentadora.'

Evidências e letra errada

Existem poucas músicas brasileiras que mexem mais com a internet do que o clássico "Evidências". E Fátima sentiu isso na pele, ao errar a letra da canção durante um "Encontro" em 2017.

A apresentadora brincou que se preparou para a ocasião, mas ainda assim ficou nervosa. No começo da apresentação, ela cantou "coisas que não sei" no lugar de "não sou".

Desafio do balde de água

fatima - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes participa do desafio do balde de água
Imagem: Reprodução/TV Globo

Em 2014, Fátima não ficou de fora do "desafio do balde de água" e aceitou se molhar ao vivo no programa. Com uma piscina montada no palco do programa, Fátima recebeu o balde de gelo e água fria e desafiou a apresentadora Regina Casé, o cantor Daniel e Dunga, técnico da seleção brasileira de futebol, a entrarem na aposta.

A "brincadeira" começou no exterior e consistia em uma figura pública recebendo um balde de água gelada na cabeça e doando dinheiro para ajudar alguma instituição.

Boxeadora

fátima - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes luta boxe no "Encontro"
Imagem: Reprodução/TV Globo

A apresentadora também fez sucesso na internet quando fez as vezes de boxeadora e tentou aprender o esporte durante a participação de um instrutor de boxe.

Na época, Fátima brincou: "Na verdade, eu to querendo melhorar o meu braço, o meu bíceps".

Apresentadora nata

Mas não só de entretenimento viveu Fátima Bernardes. A agora apresentadora tem uma respeitada e longa trajetória no jornalismo da Rede Globo. Ela começou seu trabalho como repórter e apresentadora do RJTV, em 1987.

Antes de chegar ao posto máximo do jornalismo de tv brasileiro, a bancada do Jornal Nacional, Fátima teve passagens marcantes pelo Jornal Hoje e pelo Fantástico, se destacando em todos.

Ela assumiu a bancada do Jornal Nacional em março de 1998, onde ficou até sua saída para o entretenimento, com a estreia do "Encontro" em 2012.

Coberturas

Como um dos nomes maiores do jornalismo do país, Fátima participou de diversas coberturas jornalísticas na TV Globo, como quando apresentou o Jornal Nacional ao vivo da Coreia do Sul e do Japão, em frente a hotéis onde a seleção brasileira estava hospedada na copa de 2002 e acompanhou a seleção no ônibus que os levava.

Recentemente, ela relembrou sua primeira Olimpíada como repórter, em Barcelona, no ano de 1992. Na ocasião, Fátima cobriu a medalha de ouro da seleção olímpica de vôlei e de Gustavo Borges na natação.

O que o futuro reserva para Fátima? Uma volta ao jornalismo? Novos avanços no entretenimento? Teremos que aguardar para saber.