PUBLICIDADE
Topo

Ator argentino-brasileiro acusado de estuprar adolescente acumula denúncias

Ator argentino nascido no Brasil, Juan Darthés é acusado de estupro por uma atriz e assédio por outras três - Florencia Downes/Telam/AFP
Ator argentino nascido no Brasil, Juan Darthés é acusado de estupro por uma atriz e assédio por outras três Imagem: Florencia Downes/Telam/AFP

De Splash, em São Paulo

30/11/2021 11h17

Começa hoje em São Paulo o julgamento do ator Juan Darthés, acusado de estuprar a argentina Thelma Fardin em 2009 — na época, ele tinha 45 anos e ela, 16.

Mas a denúncia feita por ela não é a única: três outras atrizes já falaram sobre abusos sofridos quando contracenaram com o ator argentino nascido no Brasil.

Em 2017, a atriz Calu Rivero o denunciou por abuso sexual durante as filmagens da novela "Dulce Amor" — seu primeiro grande trabalho na televisão argentina. A atriz, que na época tinha 24 anos, divulgou uma nota relembrando o caso:

Ele abusava de seu poder, modificava as cenas para me tocar e me beijar mais, de um jeito horrível. Me surpreendeu porque a câmera estava ligada e todos estavam lá, o diretor, todo mundo, e ninguém fez nada. Calu Rivero

Anita Co, que em 1999 contracenou com Darthés na novela "Gasoleros", divulgou uma carta aberta em 2018 descrevendo o que passou com Darthés quando tinha 21 anos:

Então ele desliza com a cadeira de rodinhas, se joga em cima de mim, para e me joga contra a parede, me beija, coloca a língua em mim, agarra minha mão e me faz tocar em seu sexo enquanto diz: 'Olha como você me deixa'. Fiquei congelada, sem poder reagir. Segundos depois, uma das meninas do figurino chegou e ele se afastou imediatamente, então fui embora. Nos dias seguintes me perseguiu nas gravações. Acabei de filmar e não voltei a vê-lo. Anita Co

Natalia Junco, que em 2005 participou da novela "Se dice amor" com Darthés, também descreveu um episódio de assédio durante as gravações:

Antes de filmar, ele passou o dedo indicador da minha nuca até onde começa o fêmur, e disse 'como você me excita'. Eu me viro e ele diz: 'Olha como você me deixou', mostrando sua ereção. Fiquei estupefata. Natalia Junco

Darthés abriu processos contra as três: teve o pedido de indenização por danos morais contra Anita Co negado pela Justiça, e diante dessa decisão retirou a queixa contra Natalia Junco. O processo contra Calu Rivero é o único ainda em aberto.

Ele também nega a acusação de Thelma Fardin, dizendo que foi ela quem o seduziu.

Quem é Juan Darthés?

Darthés, nome artístico de Juan Rafael Pacífico Dabul, nasceu em outubro de 1964 em São Paulo. Filho de dois argentinos, ele logo voltou ao país de origem dos pais, passando a infância e juventude em Buenos Aires.

O ator nasceu em berço artístico: sua mãe é a atriz Leyla Dartel, e seu pai o ator e cantor de tangos Oscar Fontes. Seu nome artístico, Darthés, é uma junção dos sobrenomes dos dois.

Juan Darthés seguiu os passos dos pais e também ficou famoso como cantor de tangos e ator de novelas argentinas. Uma delas foi "Patito Feo", sucesso em toda a América Latina — e foi nela que ele contracenou com Thelma Fardin.

Em maio de 2009, os dois estavam na Nicarágua para encerrar uma turnê de shows da novela pela América Latina. Juan Darthés era o único ator maior de idade na turnê: Griselda Siciliani, a outra protagonista adulta, desistiu de participar dos shows porque não queria mais trabalhar com ele.

"Me senti maltratada nos dois anos em que trabalhei com ele. Não participei da turnê em que isso aconteceu, no início de 2009, porque não aguentava mais trabalhar assim", explicou Griselda em entrevista ao jornal argentino VíaPaís em 2018.