PUBLICIDADE
Topo

'Pé na Bota': Márcio Victor explica a origem do nome 'Psirico'

Colaboração para Splash, do Rio

28/10/2021 04h00

No bate-papo com Naiara Azevedo durante sua visita à Fazenda 50 Reais, a apresentadora do "Pé na Bota" quis saber do cantor e percussionista Márcio Victor qual é a origem do nome de sua banda, Psirico, que causa furor no Carnaval da Bahia com hits como "Lepo-Lepo" e "Jogação".

O grupo se reuniu no início dos anos 2000 para... erguer um muro de igreja.

"Eles estavam precisando, então juntamos uma turma de amigos e fizemos um som. Eles venderam todos os ingressos e o muro subiu", recorda.

Mas... e o Psirico?, quis saber Naiara. Márcio Victor seguiu contando o caso no seu tempo.

"O meu bairro, em Salvador, é do samba. E os sambistas sempre ficavam na praça jogando dominó e repetindo muito essa palavra: psirico", continuou.

E o significado é namoro. A gente dançava em quadrilha junina, e quando saía de mãos dadas com a parceira, os sambistas já falavam: 'ó o psirico ali'.

A palavra acabou batizando a banda de pagode baiano que ele fundou em 2002, depois de tocar com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

Eu queria um nome pra banda que viesse do povo. E Psirico dialogava com o que eu queria pra banda: uma música jovem, aberta, com uma linguagem jovem, que reunisse todos os elementos dentro da nossa raiz.

O "Pé na Bota" vai ao ar todas as segundas-feiras, às 19 horas, no YouTube de Splash (inscreva-se já para receber os lembretes), no site, no UOL Play e no Facebook de Splash.

O "Pé na Bota" é uma produção de Splash, o canal de entretenimento do UOL. O programa foi gravado em agosto de 2021, seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades, como testagem dos convidados e da equipe, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.