Topo

Plágio ou referência? 'Fake em Nóis' analisa casos polêmicos da cultura pop

Colaboração para Splash, em São Paulo

28/10/2021 04h00

Será verdade que nada se cria, tudo se copia? No episódio desta semana do "Fake em Nóis", Gilmar Lopes e Pirulla analisam plágios, homenagens e referências da cultura pop.

Somente no mundo da música existe uma série de exemplos de plágios. Pirulla cita o da música "Bring It on Home", da banda britânica Led Zeppelin. Além de mesmo nome, a canção lançada em 1969 tem o mesmo início e fim de uma letra de Willie Dixon, de 1963.

A banda disse que foi uma homenagem, mas teve que pagar uma graninha por não ter pedido licença.

No cinema também não faltam exemplos de filmes e séries que parecem ter saído do mesmo roteiro, conforme destaca Gilmar. Há finais e até plot twists previsíveis. Mas nem tudo é cópia, existem referências muito bem produzidas.

O filme 'Star Wars' foi muito inovador na sua época, mas o criador George Lucas se inspirou em dezenas de outros filmes de espaço para compor a saga que conhecemos hoje. A série 'Flash Gordon' foi uma das que o inspiraram.

'Fake em Nóis'

Apresentado pelo biólogo Pirulla e pelo checador de fatos Gilmar Lopes (do site eFarsas), o "Fake em Nóis" traz, com muito bom humor, a verdade sobre algumas mentirinhas que circulam na internet. O programa vai ao ar toda quarta-feira, 19h, no YouTube de Splash e também está disponível na sua plataforma de podcast preferida.