Topo

Chapada das Mesas: o destino paradisíaco e pouco visitado no Maranhão

No Portal da Chapada das Mesas, fenda em rocha lembra o mapa do Tocantins Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

03/03/2018 04h00

O Maranhão é famoso entre turistas principalmente por causa dos Lençóis Maranhenses, mas, em seu interior, o estado nordestino abriga outro destino: o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área com cerca de 160 mil hectares com cânions, cavernas, trilhas entre paisagens montanhosas, dezenas de cachoeiras e mirantes com vista panorâmica privilegiada para boa parte da região. Segundo a secretaria de Turismo do Maranhão, o nome do local tem origem "em seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra". 

Turista nada em piscina natural da Chapada das Mesas, no Maranhão Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Relacionadas

Dentro do Parque Nacional e em seus arredores, os visitantes se refrescam do calor nordestino em quedas d'água como a cachoeira Santa Bárbara (com aproximadamente 70 metros de altura), a cachoeira de São Romão (que costuma formar uma caudalosa piscina natural), a cachoeira da Prata (que despenca entre lindas formações rochosas) e a cachoeira do Capelão, que, via de regra, gera uma piscina natural muito bonita. 

Há dezenas de lindas cachoeiras espalhadas pela Chapada das Mesas Imagem: Alexandre Schneider/UOL

E, por falar em piscina natural, a região na qual está a Chapada das Mesas abriga um cenário espetacular: é o poço chamado Encanto Azul, que oferece águas inacreditavelmente cristalinas entre paredões rochosos, em uma paisagem que rende grandes fotografias e muito contato com a natureza. O Poço Azul, igualmente dono de águas translúcidas, é outro cartão-postal da área. 

Mirantes e pôr do sol

Além de curtir tanta água, os viajantes que exploram esta área do Maranhão devem ir até o famoso Portal da Chapada, onde existe uma formação rochosa com uma fenda que, curiosamente, lembra o Estado vizinho do Tocantins.

Piscinas naturais, grutas e cenários montanhosos marcam a região da Chapada das Mesas Imagem: Alexandre Schneider/UOL

O Portal também costuma ser um camarote perfeito para admirar o pôr do sol e oferece vista para o Morro do Chapéu, montanha que é um dos símbolos da região. 

Para circular a pé entre muitos dos atrativos da Chapada das Mesas, é preciso estar com bom condicionamento físico para encarar trilhas, mas o esforço vale a pena: além de admirar as cachoeiras e grutas da região, os turistas podem curtir a vegetação do cerrado, típica da área.

A cidade maranhense de Carolina é uma das melhores bases de onde organizar viagens à Chapada das Mesas. 

Para chegar a Carolina, uma das opções é ir de avião até a cidade de Imperatriz, que fica a aproximadamente 220 quilômetros de distância. 

Vista da região do Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão Imagem: Alexandre Schneider/UOL

O Portal da Chapada oferece vista panorâmica para a região da Chapada das Mesas Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chapada das Mesas: o destino paradisíaco e pouco visitado no Maranhão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade