Topo

Do Rio a NY, veja algumas das festas de Réveillon mais cobiçadas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/12/2017 04h00

O fim do ano está chegando e, ao redor do planeta, há cidades que se destacam na hora de fazer uma festa de Ano Novo. São locais que sabem unir a beleza dos fogos de artifício com suas paisagens urbanas e naturais, formando cenários que atraem dezenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Abaixo, veja destinos do globo que oferecem cobiçadas baladas de Réveillon.

Edimburgo

Imagem: Getty Image

Relacionadas

Na Europa, poucos lugares rivalizam com as celebrações de Ano Novo promovidas na metrópole escocesa de Edimburgo. Os festejos costumam durar pelo menos três dias: em 30 de dezembro, há desfiles de tochas pelas ruas locais em direção ao Holyrood Park, onde a pirotecnia continua. No dia 31, a balada tende a ficar ainda mais intensa, com milhares de pessoas cantando nas ruas, bares bombando com música ao vivo e apresentações artísticas em vias públicas (espere ouvir muita gaita de fole). Depois da festa do Réveillon, a animação continua no dia 1º de janeiro. 

Hong Kong

Imagem: Jerome Favre/EFE

Região Administrativa Especial da China, Hong Kong tem uma das paisagens urbanas mais impressionantes do mundo, com imponentes arranha-céus dominando o horizonte. Todo este cenário (que seria perfeito para um filme de ficção científica) ganha uma beleza ímpar durante a queima de fogos do Réveillon, que pode ser vista de um ângulo perfeito (mas no meio de multidões) das margens da área portuária conhecida como Victoria Harbour. Se a ideia for fugir da muvuca e ver os fogos de camarote, vale a pena buscar lugar em um dos bares ou restaurantes que ficam no topo de alguns dos enormes edifícios de Hong Kong.    

Sydney

Imagem: Greg Wood/AFP

A Austrália é um dos primeiros países do mundo a presenciar a chegada do Ano Novo. E é em Sydney, sua principal cidade, que nativos e turistas presenciam uma das celebrações de Réveillon mais bonitas do mundo. Aqui, a principal queima de fogos é realizada sobre a área portuária conhecida como Sydney Harbour, onde ficam alguns do principais cartões-postais locais, como a Sydney Opera House e a belíssima ponte Sydney Harbour Bridge. Embarcações se posicionam nas águas para ver o espetáculo de ângulo privilegiado. Mas é também possível se divertir nas margens do Sydney Harbour (desde que você saiba lidar com muvucas).     

Rio de Janeiro

Imagem: Marcos Arcoverde/AP

Sim, o Brasil tem um dos festejos de Réveillon mais famosos do mundo: ele acontece na praia carioca de Copacabana, conta com um impressionante show de fogos de artifício e com multidões de gente festiva sobre a areia. A balada também costuma ganhar animação com shows de famosos artistas nacionais e apresentações de baterias de escolas de samba. E, se a intenção for ver as celebrações em grande estilo, saiba é que possível admirar a queima de fogos a partir de navios de cruzeiro de companhias como MSC e Costa, que ficam em alto-mar durante a festa.  

Berlim

Imagem: Britta Pedersen/EFE

Apesar da friaca que assola a Alemanha no final do ano, Berlim é um dos mais populares destinos para passar o Réveillon em toda a Europa. Isso porque a cidade sedia festejos animadíssimos de Ano Novo. Um dos maiores deles ocorre em um dos principais cartões-postais da capital alemã: o Portão de Brandemburgo, onde há queima de fogos, shows, barracas de comida e muita a gente animada para celebrar a chegada de um novo ano. É também bonito ver os fogos sobre o edifício do Parlamento alemão (na foto). 

Nova York

Imagem: Mary Altaffer/AP

A cidade de Nova York tem o que talvez seja a celebração de Réveillon mais famosa do mundo. Trata-se do festejo que ocorre na Times Square, um dos principais cartões-postais da Big Apple. Mas é preciso estar preparado para fazer parte deste evento lendário: nesta época do ano, o clima costuma ser muito frio em Nova York e a muvuca que comparece ao evento é, para muitos, sufocante. Existe a opção de desembolsar uma grana e curtir a festa desde discotecas, bares ou restaurantes que existem nos arredores da Times Square (muitos deles oferecendo vista para a celebração).   

Litoral da Tailândia

Imagem: Per Meistrup/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Se a sua vontade for realizar uma festa de Réveillon realmente insana, regada a muita balada, saiba que a Tailândia é um dos países que mais costumam agradar os boêmios de plantão. Seus balneários, muito frequentados por mochileiros do mundo inteiro, costumam abrigar festas com muito álcool e clima de pegação: Phuket e a ilha de Koh Phangam são dois dos mais famosos destinos para este tipo de festa à beira-mar. A capital tailandesa, Bangcoc, também tem muita gandaia com gente jovem na virada no ano, especialmente na região da rua Khao San Road. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Do Rio a NY, veja algumas das festas de Réveillon mais cobiçadas do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade