Topo

Colômbia está na moda: 7 motivos para visitar a terra de García Márquez

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/11/2017 04h00

Dona de um passado violento, a Colômbia é um país que tem sabido se vender como um atraente destino turístico. Afinal, não faltam lugares fascinantes para visitar por lá, desde as revitalizadas cidades de Bogotá e Medellín até cartões-postais tradicionais como San Andrés e Cartagena. Abaixo, veja sete atrações imperdíveis no país de Gabriel García Márquez. 

1- Bogotá

Imagem: Adriana Terra/UOL

Relacionadas

Principal porta de entrada da Colômbia, Bogotá merece ocupar pelo menos dois dias inteiros da agenda do turista que está no país sul-americano. Trata-se uma cidade que mistura interessantes paisagens históricas, muita cultura e vida noturna animada. No centro da metrópole estão a região histórica da Candelária (com fotogênicas e íngremes ruelas) e a Plaza Bolívar (onde se encontram edifícios como o do Poder Judiciário da Colômbia). Lá perto fica o Museo Botero (na foto, com diversas obras de Fernando Botero, um dos mais célebres pintores e escultores colombianos), além de ótimos restaurantes de comida típica. Para uma balada, o lugar certo é a chamada Zona Rosa, com excelentes bares e discotecas animadíssimas.

2- Triângulo do Café

Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O café colombiano é um dos mais apreciados no mundo, e grande parte de sua produção é realizada em uma linda região conhecida como Triângulo do Café. É altamente aconselhável que o turista tente conhecer este local, onde é possível se hospedar em hotéis-fazenda de arquitetura colonial, visitar belíssimas cidades históricas como Filandia e explorar, em cavalgadas, áreas como o Vale do Cocora, que exibe as famosas palmas de cera, palmeira que chega a ter mais de 70 metros e é um dos símbolos da Colômbia. Para ter uma aula sobre o produto mais importante da área, visite a Recuca, fazenda onde se aprende o sobre o cultivo dos cafezais e o processamento do café colombiano.   

3- Medellín

Imagem: Getty Images

Quando esteve praticamente dominada pelo narcotráfico, Medellín foi uma das cidades mais violentas do mundo. Hoje, esta metrópole se encontra em constante processo de revitalização e é um dos centros urbanos mais interessantes da Colômbia. Cercada pelas montanhas verdejantes do Vale Aburrá, Medellín abriga belos espaços públicos (como a Praça Botero, na foto, que exibe diversas esculturas de Fernado Botero) e o centro cultural Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe. E não deixe de provar um dos nutritivos (e enormes) pratos da culinária local, como o mondongo (sopa de miúdos que vem com arroz, abacate e banana-da-terra). Diversas agências, por sua vez, levam turistas para visitar locais relacionados à história de Pablo Escobar na cidade. 

4- San Andrés

Imagem: Thinkstock

Para quem gosta de mar e praia, San Andrés um dos destinos mais atraentes de toda a América do Sul. Trata-se uma ilha colombiana no Caribe cercada por águas translúcidas e de coloração azul-turquesa, perfeitas para um mergulho ou para a prática de snorkel. Duas das melhores faixas de areia do destino são Rocky Cay e San Luis. A ilha, além disso, tem excelente infraestrutura hoteleira, uma vida noturna animada e é um destino particularmente interessante para casais e famílias. E ainda é possível fazer lindos passeios de barco pela área que cerca San Andrés. 

5- Cartagena

Imagem: Adriana Terra/UOL

A cidade de Cartagena é a principal joia histórica de toda a Colômbia. Localizada no litoral do país, de frente para o mar do Caribe, o destino tem um centro histórico cercado por uma murada e que abriga ruelas e casarios coloridos e românticos. É um lugar para ser explorado a pé, que oferece excelentes restaurantes, pousadas charmosas e cafés ao ar livre extremamente agradáveis. Não deixe de visitar monumentos como a linda Catedral de Cartagena (que começou a ser construída no final do século 16), a fotogênica Plaza de la Trinidad e a Plaza Santo Domingo, cercada por belas construções coloniais. 

6- Parque Nacional Tayrona

Imagem: Felipe Floresti/UOL

O Parque Nacional Tayrona é um dos mais fascinantes destinos de ecoturismo da Colômbia. Em seus 15 mil hectares, os turistas podem curtir e acampar em praias de atmosfera selvagem banhadas pelo oceano Atlântico (a La Piscina, Cabo San Juan e a Arenilla são três das faixas de areia mais belas de toda a região). Além disso, ao explorar o interior do parque, os visitantes entram em clima de safári, passando perto de lagos com jacarés, áreas forradas por densa mata e coqueirais e sítios arqueológicos construídos pelos pelos índios tairona, que estão entre os primeiros habitantes desta área. E, além do camping, há opções de hospedagem mais confortáveis dentro do parque. 

7- Santa Cruz de Mompox

Imagem: DC_Colombia/iStock

Junto com Cartagena, Santa Cruz de Mompox é uma das cidades históricas mais lindas da Colômbia (e por causa de sua linda arquitetura colonial, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995). O local foi fundado em meados do século 16 e, principalmente na sua região central, exibe uma lindo casario antigo, vielas românticas e pracinhas coroadas por igrejas belíssimas. O rio Magdalena também embeleza a paisagem. Entre seus principais cartões-postais estão a igreja e praça de Santa Bárbara, a igreja de San Augustín (do século 17) e o Palacio de San Carlos de Borromeo, que exibe uma das arquiteturas mais lindas da cidade.  

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colômbia está na moda: 7 motivos para visitar a terra de García Márquez - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade