Topo

Fotógrafo da família real revela desafio de registrar realeza: 'Não posam'

Harry e Meghan, fotografados por Samir Hussein, ao chegarem no The Endeavour Fund Awards, em 2020 Imagem: Samir Hussein/WireImage

Ana Claudia Paixão

Colaboração para Nossa

28/02/2023 04h00

Quando vemos algumas imagens de momentos icônicos da família real britânica, não teríamos como desconfiar, mas há um DNA em comum. Literalmente.

Os registros da família de fotógrafos Anwar, Samir e Zak Hussein renderam algumas das imagens mais famosas da realeza nas últimas décadas, incluindo a que captou a cumplicidade do olhar entre Meghan Markle e o Príncipe Harry andando embaixo de um guarda-chuva em 2020

São muitas imagens famosas em uma tradição que passou de pai para filhos, criando verdadeiras obras de arte contemporâneas.

Atualmente, o mais proeminente deles é Samir Hussein, ou Sam Hussein, em atividade há 12 anos (portanto responsável por algumas das imagens mais representativas da família real desde 2010).

E ele conversou com o Nossa sobre seu trabalho.

"No começo houve um pouco de pressão porque meu pai era bem-sucedido e era bem conhecido na indústria", contou Samir.

Parecia que eu realmente tinha que provar meu valor e tentar chegar ao padrão dele. Agora que estou estabelecido, no entanto, não sinto nenhuma pressão. Samir Hussein

De pai para filho

O fotógrafo Samir Hussein Imagem: Instagram/Reprodução

É que, antes dele, foi seu pai, Anwar Hussein, que ficou famoso registrando imagens históricas desde os anos 1960. Nascido na Tanzânia, África, que um dia já foi colônia britânica, Anwar cresceu vendo fotos da Rainha Elizabeth 2ª em selos postais sem jamais imaginar quanto um dia seria responsável por eternizar imagens da soberana, mesmo quando chegou em Londres sonhando com uma carreira de jornalista fotográfico.

Com a experiência de fotografar vida selvagem, começou a cobrir notícias de movimento rápido como as manifestações da Guerra do Vietnã, em 1968, e registrar shows de rock.

Charlies, ainda Príncipe de Gales, com Camila, Duquesa da Cornualha, em retrato feito em março de 2009 Imagem: Samir Hussein/WireImage

Seus primeiros compromissos com a família real incluíam acompanhar o então solteiro e (ainda príncipe) Charles ao redor do mundo. Em um piscar de olhos estava diante da Rainha também.

Elizabeth II logo reparou no fotógrafo de cabelos compridos e roupas casuais, bem diferente dos profissionais oficiais que sempre estavam de terno e gravata. A informalidade de Anwar se refletia na sua lente: em vez das fotos rígidas e posadas, ele se distanciava e registrava momentos mais autênticos, inesperados, com aparência natural.

Em foto do patriarca da família de fotógrafos, vemos a Rainha Elizabeth 2ª dirigindo sua Land Rover na propriedade de Windsor, em 1992 Imagem: Anwar Hussein/Getty Images

O resultado agradou editores, leitores e, em especial, a própria Família Real, que gostou da forma como passou a ser vista. Com isso, Anwar obteve o privilégio de ser convidado para passeios e eventos mais íntimos com eles, o que ajudou a criar uma relação mais pessoal com os Windsors.

Por exemplo, no Jubileu de Prata, em 1977, foi um dos poucos a acompanhar as viagens da Rainha e ela confidenciou que quando olhava a parede de fotógrafos e o identificava entre eles, ficava mais relaxada. Em 2016, Anwar passou a ser, oficialmente, o fotógrafo real mais antigo em atividade, desacelerando aos poucos e passando o bastão para os filhos, igualmente fotógrafos, Samir e Zak Hussein.

Um clique clássico: o Príncipe Louis se incomoda com o barulho dos aviões durante evento em junho de 2022, ao lado da Rainha Elizabeth 2ª Imagem: Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage

Invariavelmente as fotos de Samir são as escolhidas por eles para suas redes sociais e cartões de Natal.

Enquanto Anwar, com mais de 80 anos, viaja o mundo com a exposição Princess Diana Exhibition: Accredited Access, onde reúne mais de 140 registros da princesa Diana, é Samir que está registrando as novas gerações da Família Real. No meio de trabalhos da Semana de Moda em Paris, Samir se sentou para bater um papo sobre seus ídolos — o brasileiro Sebastião Salgado está entre eles — e dividir quem gostaria de fotografar, assim como algumas histórias de bastidores.

Momento de descontração entre William e Harry durante visita dos irmãos ao sul da África Imagem: Samir Hussein/WireImage

Quando começou a sua carreira de fotógrafo?

Comecei a fotografar em nível profissional em 2005. Primeiro, fotografando música, que é uma paixão minha, antes de passar a cobrir mais a família real britânica.

Quem, além de seu pai, influenciou seu trabalho?

Sempre me interessei por fotografia, mas foi só depois de terminar a faculdade que decidi seguir essa carreira. Quando me mudei para Londres e comecei a fotografar música ao vivo, rapidamente fiquei viciado e nunca mais olhei para trás. Adorei o meio, o fato de você poder ter algo tangível para mostrar às pessoas do seu trabalho e vi muitas oportunidades como uma carreira que eu adoraria. Fui influenciado pelo trabalho de Terry O'Neil, Sebastião Salgado e Steve McCurry, entre outros.

Em foto de 2017 a Rainha Elizabeth 2ª e o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, alimentam elefante Imagem: Samir Hussein/WireImage

Seu pai já era um fotógrafo consagrado e famoso quando você iniciou sua carreira. As fotos dele e suas são momentos espontâneos transformados em arte. Como você desenvolve "olho" para o assunto e capta esses belos momentos?

Meu pai sempre disse que "ou você tem olho para fotografia ou não tem" e eu concordo com ele. Eu acho que isso vem naturalmente para algumas pessoas. Claro, se você tiver um olho, isso pode ser aprimorado. Como fotógrafo estou constantemente desenvolvendo meu estilo, aprendendo e melhorando. Você aprende sobre o que as fotos vendem e duram o teste do tempo, mas também como antecipar e procurar momentos fugazes que realçam o caráter do assunto.

Camilla, então Duquesa da Cornualha, no Ebony Horse Club, em Brixton, em 2020 Imagem: Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage

Como foi a experiência dele como estrangeiro se estabelecendo como fotógrafo, ele compartilhou com você?

Ele se mudou da Tanzânia para Londres nos anos 60 sem dinheiro e foi difícil. Havia muita discriminação em relação a ele e ele tinha uma determinação incrível para superar isso e provar seu valor primeiro no mundo do showbiz nos anos 60 e depois com a realeza.

Fazer parte de uma família de fotógrafos trouxe uma pressão extra ao seu trabalho?

Provavelmente houve um pouco de pressão no começo porque meu pai era bem-sucedido e era bem conhecido na indústria. Parecia que eu realmente tinha que provar meu valor e tentar chegar ao padrão. Agora que estou estabelecido, no entanto, não sinto nenhuma pressão. É claro que o nome Hussein está associado muito positivamente a fotografar a realeza, então sinto uma responsabilidade de continuar o legado que meu pai começou, mas não sinto nenhuma pressão extra por causa disso.

Retrato de Anwar, pai de Samir, em 1981, durante visita dos monarcas à Nova Zelândia Imagem: Anwar Hussein/Getty Images

A família Anwar, de certa forma, é a realeza na Royal Family Photographer's Pool e, portanto, testemunha em primeira mão a dinâmica de seu trabalho. Como funciona? Você poderia compartilhar uma história sincera dos bastidores de uma imagem que vemos?

Devido à natureza de alguns compromissos reais, eles costumam deixar apenas um ou dois fotógrafos ou repórteres cobrirem. Como membro da rota ou pool Royal, você se reveza para cobrir esse evento e disponibilizar essas fotos para outros membros do pool. Quando você faz parte desse grupo, geralmente é uma ótima oportunidade para obter acesso próximo e capturar momentos especiais. Uma dessas vezes foi quando viajei para Lesoto com William e Harry. Subi a montanha por duas horas para fotografá-los. Assim que cheguei ao topo, me avisaram que rapidamente eles chegariam a cavalo juntos, algo que eu definitivamente não esperava! Foi uma visão espetacular vê-los surgindo no horizonte cavalgando lado a lado em um cenário tão bonito e me senti muito feliz por poder capturar isso.

William e Harry cavalgam em foto feita por Samir em 17 de junho de 2010, em Lesoto Imagem: Samir Hussein/WireImage

Os membros da família real "procuram" por você no grupo de fotógrafos? Aparentemente, houve um momento em que a rainha Elizabeth 2ª mencionou ao seu pai que ela se sentiria mais relaxada quando o identificasse com os fotógrafos?

É verdade que a rainha Elizabeth contou ao pai que gostava de vê-lo quando estava em turnê, pois isso a deixava mais relaxada e espero que os outros membros da realeza sintam o mesmo. A família real tende a cumprir seus compromissos e nos permite fotografá-los de maneira natural à medida que o evento se desenrola. Eles realmente não posam para nós como a realeza europeia. Dito isto, eles frequentemente olham para nós, pois nos conhecem por cobri-los em todo o mundo. Camilla, a Rainha Consorte, por exemplo, sempre vai olhar e sorrir.

Retrato de 2018 durante visita de Harry e Meghan à Austrália Imagem: Pool/Samir Hussein/WireImage

No Reino Unido, a indústria dos paparazzi às vezes associa má fama a fotógrafos profissionais e causa medo justificado em artistas e celebridades mesmo quando estão no tapete vermelho, espaço em que é de fato registrado. Para um fotógrafo profissional, quais são os desafios para se diferenciar e conquistar a confiança do seu assunto?

Fotografar pessoas importantes, como a realeza, celebridades e artistas, tem tudo a ver com acesso e isso vem com confiança. Quero trabalhar com o assunto e capturá-lo da melhor maneira possível, e você constrói uma reputação por fazer isso atuando profissionalmente e produzindo ótimas fotos. Espero que, quando as pessoas olharem para a minha fotografia, isso fique claro. Eu fotografo esses assuntos porque sou convidado e credenciado para fotografá-los por meio de sua gestão, relações públicas das equipes de imprensa e são esses relacionamentos que trabalho duro para cultivar. É muito diferente de como os paparazzi operam.

Samir fotografou a Rainha de olhos fechados durante evento em 2019, em Londres Imagem: Samir Hussein/WireImage

O que você mais gosta de fotografar?

Para ser sincero, adoro a variedade de poder fazer uma turnê real uma semana, depois outra semana fotografando algo como um festival de música ou um retrato. São todos desafios diferentes, mas me permite ser criativo de maneiras diferentes e me permite continuar apaixonado pela minha fotografia.

Registro de Kate Middleton em Lahore, no Paquistão, em 2019 Imagem: Samir Hussein/WireImage

Você estudou jornalismo: pensou em usar apenas palavras em vez de imagens? Como isso — se é que foi — tão influente em seu trabalho?

Antes de entrar na universidade eu me interessava muito por jornalismo e fotografia, mas decidi estudar jornalismo. Com o tempo comecei a gostar mais de fotografia e ficou claro para mim que era isso que eu queria fazer. Mas estudar jornalismo me deu uma boa base e realmente me ajudou a entender como a mídia funciona e como contar histórias. Os dois andam de mãos dadas em muitos aspectos.

Quando vocês têm reuniões familiares, vocês conversam sobre os trabalhos uns dos outros e compartilham experiências?

Mesmo que tentemos não fazê-lo, inevitavelmente o assunto se voltará para a fotografia em algum momento. Definitivamente, falamos sobre experiências e histórias passadas e é algo que todos temos em comum.

Foto de 25 de dezembro de 2016: Príncipe George nas celebrações de Natal da família real Imagem: Samir Hussein

Quem ou o que você gostaria de ter fotografado (e não pode) e quem e o que/onde você ainda sonha em fotografar?

Eu tiro muita música pela qual sou apaixonado, então há alguns artistas que eu adoraria ter filmado. Ou seja, Queen, Bob Marley e Jimmy Hendrix. Nesses tempos, fotografei a maioria dos nomes de alto perfil que queria, mas adoraria me concentrar mais em fazer fotos individuais. Em algum momento, eu também gostaria de fotografar culturas e pessoas fascinantes ao redor do mundo, como indígenas, pois é um grande contraste com as celebridades.

Fotos de estúdio ou não posadas? Qual você prefere e por quê?

Prefiro as não posadas, pois gosto de fotografar pessoas em um ambiente natural. Para mim, é mais fiel à vida e mais fácil capturar alguma humanidade no assunto, que é o que mais amo fazer.

Samir registrou o cortejo do caixão da Rainha Elizabeth 2ª até a Abadia de Westminster, em 2022 Imagem: Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage

Você compartilhou suas 10 fotos favoritas de 2022 no Instagram? O que você levou em consideração para escolher?

É sempre difícil escolher suas próprias melhores fotos, pois você inevitavelmente tem fortes sentimentos por alguns por causa do assunto, do evento ou do que você passou para conseguir a foto. Realmente ajuda a obter as opiniões de outras pessoas em quem você confia. No entanto, quando escolhi as minhas favoritas para 2022, tentei manter o mérito fotográfico e as fotos que me fizeram sentir algo quando olhei para aquela foto. Espero que todas as fotos mostrem um lado humano dos sujeitos e transmitam emoção.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fotógrafo da família real revela desafio de registrar realeza: 'Não posam' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade