Topo

Já é moda: Anitta, Iza e mais estrelas aderem à calça com bumbum à mostra

Anitta com a calça da Mugler que virou tendência entre as famosas Imagem: Reprodução

De Nossa

17/01/2023 04h00

Anitta subiu ao palco do ensaio de seu bloco de Carnaval neste domingo (15) com um look impactante: uma calça com recorte traseiro, que revelava o bumbum da cantora.

O decote ousado foi concebido por Clara Lima, estilista da cantora, em 2020, também para o carnaval e depois apareceu mais vezes, como uma marca da cantora para os shows e trabalhos relacionados à promoção do hit "Envolver" e aos ensaios de 2022.

Relacionadas

No entanto, não é apenas no palco, ambiente de fantasias e exageros visuais, que Anitta investe em peça semelhante.

Anitta usa visual com o bumbum aparecendo em ensaio de bloco de Carnaval em São Paulo Imagem: Andy Santana / Brazil News

A cantora surgiu com uma calça com 'derrière' à mostra em seu Instagram em agosto. A peça é da maison francesa Mugler e, mais comportada, possuía bolsos sob a transparência que revelava as nádegas.

Um mês depois ela ainda investiria em uma outra versão mais ousada em jeans da Mugler, assinada por Casey Cadwallader para a coleção de primavera 2022 da grife, com diversos recortes — entre eles, o do bumbum, é claro, como revela a foto que abre esta reportagem.

O modelo escolhido por Anitta, aliás, é um hit entre as fashionistas e já foi repetido por Chiara Ferragni, maior influenciadora digital do nicho de moda do mundo.

Este design também foi estreado para a maison pela cantora Megan Thee Stallion, que ainda protagonizou o clipe de lançamento da coleção da peça junto a outras estrelas do bumbum de fora como Bella Hadid e Chloë Sevigny.

Embora a calça tenha versões em outros tons, esta que insinua a nudez do corpo se tornou mesmo a mais popular nos últimos meses, com outras celebridades investindo em modelos semelhantes. É o caso da dançarina Brunna Gonçalves.

De Lizzo, que lançou seu próprio modelo com a sua marca Yitty, em diversas cores.

E também de Iza, que vestiu um modelo branco com recorte não só traseiro, como pélvico, para o Show da Virada:

Mas de onde vem essa moda?

O recorte no bumbum bebe de fontes de diversas referências no mundo fashion — a primeira delas, no caso dos figurinos de Anitta em 2020, é a dos animais, assim como no destaque de áreas diversas da silhueta para passar a impressão de fluidez de movimentos.

No entanto, muito antes que o mundo conversasse sobre metaverso, o decote de bumbum já estava lá. E o seu retorno tem muito a ver com duas tendências que voltaram a dar as caras nas temporadas de moda dos últimos dois anos: a Y2K e o country.

O saudosismo dos anos 2000 — a moda Y2K — busca elementos icônicos daquela década. Um dos mais fortes dele é a imagem de Christina Aguilera no clipe de "Dirrty", de 2002, com uma calça com recorte "extra pélvico" que deixava a calcinha a mostra também por trás.

O modelito é tão pop que se transformou em uma das fantasias de Halloween mais copiada por outras famosas nos últimos anos.

Um mês depois de debutar com a calça da Mugler, a própria Chiara Ferragni revisitou Christina e seu bumbum ao ar livre:

Semelhante, mas não igual à peça usada por Anitta nesta semana são as peças de uma segunda tendência — o country: sua silhueta foi emprestada das tradicionais calças de montaria, que vaqueiros usam para proteção por cima das calças jeans (no caso da cantora, a peça é uma só).

Não à toa, quando as marcas voltaram a investir no universo dos cowboys, em 2020, o recorte no bumbum também voltou a aparecer, depois de anos fora dos holofotes e passarelas. Kim Kardashian foi uma das primeiras celebridades, na ocasião, a investir na tendência:

E ela o repetiria em 2021, com um look Mugler country futurista:

No mesmo ano, Beyoncé também lançou com a sua marca, a Ivy Park, uma versão country do bumbum de fora:

Enquanto Rihanna liberou o cofrinho em um modelo de pijama de sua Savage x Fenty:

O movimento não perde fôlego — e não é só o lançamento da Mugler e o look de Anitta que o comprovam. As semanas de moda masculina de 2022, por exemplo, viram a renascença da jockstrap, a coquilha, em desfiles de grandes grifes como a Thom Browne e a Gucci.

Thom Browne, uma das grifes a trazer a jockstrap para os holofotes Imagem: Thierry Chesnot/Getty Images

Com a incorporação de silhuetas do sportswear e do streetwear à Alta-Costura, a peça que originalmente era uma proteção para atletas com pênis na prática de atividades esportivas, ganhou ares fashion. Tanto que ela migrou para o closet de... Kim Kardashian, novamente, em ensaio para a Interview:

Mais uma prova de que o bumbum à mostra deve seguir firme e forte em 2023, não importa o gênero.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Já é moda: Anitta, Iza e mais estrelas aderem à calça com bumbum à mostra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade