Topo

Do estádio 'pepeca' ao museu 'rosa do deserto', a rica arquitetura no Qatar

O Museu Nacional do Qatar tem suas formas inspiradas na formação geológica "rosa do deserto" Imagem: Getty Images

Amanda Noventa

Colaboração para Nossa, de Doha, Qatar

02/12/2022 04h00

Tudo é tão novo em Doha, capital do Qatar, que a primeira impressão é a de que o país começou ontem.

Andando pelo mercado centenário de Souq Waqif é possível ver resquícios do passado. Mas é só atravessar a rua para se deparar com o cenário que domina a cidade: prédios contemporâneos. Arranha-céus espelhados dividem espaço com prédios perfeitamente minimalistas.

Nos últimos 40 anos, a cidade passou de um vilarejo de pescadores que vivia do comércio de pérolas para a cidade do futuro. E essa transformação leva assinatura de alguns dos arquitetos mais premiados do mundo, como Jean Nouvel, I.M. Pei, Rem Koolhaas, Arata Isozaki, Zaha Hadid.

Além da arquitetura que se espalha pela cidade, instalações de arte aparecem até no meio do deserto, como os espelhos da instalação 'Shadows Travelling on the Sea of the Day', do islandês Olafur Eliasson.

A instalação do islandês Olafur Eliasson no meio do deserto do Qatar Imagem: Divulgação

Tudo é tão perfeito no Qatar que parece ser fruto da ordem de um xeque pouco preocupado com orçamento. "Façam o melhor e não se preocupem com dinheiro", deve ter dito. Os frutos do gás e do petróleo deixaram um dos países mais ricos do mundo com a imagem de que gostaria: novo, moderno, pronto para o futuro.

Em Doha, você encontra muitas das obras que compõem o cenário do país. Visitamos algumas para contar quais são imperdíveis para a sua viagem.

Museu Nacional do Qatar

Imagem: Divyulgação

O museu mais importante do país demorou 18 anos para ficar pronto. O arquiteto francês Jean Nouvel estava inspirado quando pensou o projeto: queria algo que se parecesse com a "rosa do deserto", uma pedra formada por cristais de areia encontrada nesta região do mundo.

A formação geológica rosa do deserto Imagem: Divulgação
Detalhe do Museu Nacional do Qatar Imagem: iStockphotos

Por fora, uma série de discos se encontram para dar ares futuristas à construção. Por dentro, ambientes elegantes e minimalistas contam toda a história e tradições do Qatar (por isso deveria ser o primeiro lugar a ser visitado por quem viaja para o país).

Até a loja de presentes do museu merece uma visita. Toda de madeira, lembra a caverna Dahl Al Misfir, lar da "rosa do deserto".

Loja do Museu Nacional do Qatar Imagem: Reprodução
A entrada da caverna Dahl Al Misfir Imagem: Divulgação

Museu de Arte lslâmica

Talvez o Museu de Arte Islâmica seja o melhor representante dos contrastes do país. Como pode um museu que explana a religião ser o avesso do conservador?

O MIA é contemporâneo, elegante, minimalista e com estruturas complexas ao mesmo tempo. Por fora, se parece com uma mesquita quadrada, flutuando no mar do Golfo Pérsico.

Museu de Arte Islâmica, em Doha: por fora, formas tradicionais Imagem: Getty Images

Por dentro, é um museu amplo e de teto com formas tão geométricas que seus olhos mal conseguem decifrar.

O interior do museu: caleidoscópio de geometrias Imagem: Divulgação

O projeto é do chinês-americano IM. Pei, o mesmo que desenhou a pirâmide do Louvre. O arquiteto já estava aposentado quando foi convidado para projetar este museu, mas não resistiu em deixar sua marca no Oriente Médio.

Biblioteca Nacional

Localizada no campus universitário de Doha, a Biblioteca Nacional do Qatar é o sonho de qualquer pessoa que gosta de livros (ou de arquitetura).

O prédio, projetado pelo holandês Rem Koolhaas, pode não chamar muita atenção por fora. Mas por dentro é completamente banhado pela luz natural que entra pelas janelas, tem piso de mármore em tons claros e estantes de livros alinhadas a grandes escadarias. Um conjunto pensado para deixar o ambiente encantador.

Biblioteca Nacional do Qatar: piso de mármore e banhada por luz Imagem: Divulgação

O projeto é tão genial, que ao mesmo tempo em que a biblioteca é contemporânea, cheia de pufes e cadeiras de balanço penduradas no teto, tem um um andar inferior todo dedicado à herança histórica do Oriente Médio.

Estádio Al Janoub

Projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, o estádio foi feito para a Copa do Mundo. Um dos pontos mais interessantes desse projeto é que ele tem um segundo nível modular, que será desmontado e enviado para países em desenvolvimento onde a estrutura do estádio será benéfica ao lugar.

O estádio Al Janoub é um projeto da renomada arquiteta iraquiana Zaha Hadid Imagem: Divulgação/Fifa

O resultado da obra rendeu comentários que não agradaram a arquiteta, comparando suas formas com uma vagina. À revista Time, Zaha Hadid respondeu: "É vergonhoso eles falarem algo tão sem sentido. Estão dizendo o quê? Que tudo que tem um buraco é uma vagina? Isso é ridículo". Hadid também comentou que "se um homem tivesse feito este projeto" estas comparações "obscenas" não teriam sido feitas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Do estádio 'pepeca' ao museu 'rosa do deserto', a rica arquitetura no Qatar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade