Topo

No Qatar, caverna profunda 'engole' turistas e é lar da 'rosa do deserto'

A caverna Dahl Al Misfir, a 50 minutos de carro de Doha, tem 40 metros de profundidade - Getty Images
A caverna Dahl Al Misfir, a 50 minutos de carro de Doha, tem 40 metros de profundidade
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

12/11/2022 04h00

O Qatar é um país que fascina os turistas com suas impressionantes construções feitas pela mão humana, como os modernos arranha-céus da cidade de Doha, os museus projetados por arquitetos renomados e os belos estádios que serão palco para os jogos da Copa do Mundo deste ano.

E o país também abriga magníficas obras de arte da natureza. Uma delas é a caverna Dahl Al Misfir, que fica bem no centro deste território árabe.

Aberta a visitas, Dahl Al Misfir tem 40 metros de profundidade — e, por sua boca estreita que leva a imensos salões de pedra, parece 'engolir' quem se dispõe a desbravá-la.

Os turistas entram na caverna e, rapidamente, se veem na frente de um íngreme solo rochoso que os permite caminhar rumo às profundezas da Terra.

Com frequência, feixes de luz natural também penetram no lugar e dão um aspecto mágico ao seu ambiente — que, apesar de profundo, é bem espaçoso.

Feixes de luz do sol entrando na Dahl Al Misfir criam um cenário mágico - Divulgação - Divulgação
Feixes de luz do sol entrando na Dahl Al Misfir criam um cenário mágico
Imagem: Divulgação
A 'boca' pequena da entrada da caverna aumenta a sensação de ser 'engolido' às profundezas da terra - iStockphotos - iStockphotos
A 'boca' pequena da entrada da caverna aumenta a sensação de ser 'engolido' às profundezas da terra
Imagem: iStockphotos

Acredita-se que Dahl Al Misfir tenha mais de 325 mil anos e, em seu interior, é possível admirar as famosas rosas do deserto, formações minerais que lembram as pétalas de uma flor — e que inspiraram a arquitetura do Museu Nacional do Qatar, inaugurado em 2019, projetado por Jean Nouvel (que já ganhou o prêmio Pritzker, o 'Oscar' de arquitetura) e que abriga exposições que contam a história do país.

No interior da caverna, é possível observar as formações rochosas conhecidas como 'rosa do deserto' - Divulgação - Divulgação
Na caverna, é possível observar as formações rochosas conhecidas como 'rosa do deserto'
Imagem: Divulgação
Essas formações inspiraram a arquitetura do Museu Nacional do Qatar - iStockphotos - iStockphotos
Essas formações inspiraram a arquitetura do Museu Nacional do Qatar
Imagem: iStockphotos

Outras oportunidades de contato com a natureza também são possíveis na caverna, como a observação de pássaros que se abrigam no local.

Passeio de um dia

Dahl Al Misfir fica a aproximadamente 50 minutos de carro de Doha, a capital do Qatar. E não é obrigatório contratar uma agência de turismo para visitar o lugar, mas é algo recomendável.

Isso porque, para chegar à caverna, é preciso passar por estradas no deserto que não estão asfaltadas, o que pede o uso de veículo 4x4, boas habilidades ao volante e conhecimento da região.

Mesmo com o calor escaldante fora, o interior da caverna costuma ser fresco - Divulgação - Divulgação
Mesmo com o calor escaldante fora, o interior da caverna costuma ser fresco
Imagem: Divulgação

Mesmo com o calor constante que domina o Qatar, vale a pena levar jaqueta na viagem, pois as temperaturas costumam ser mais baixas dentro da caverna, especialmente em suas partes mais profundas.

E recomenda-se o uso de calçado adequado para caminhadas, pois Dahl Al Misfir tem um solo rochoso bem irregular. Além disso, não é aconselhável levar crianças pequenas neste passeio, pois há muitas rochas soltas na caverna e é fácil tropeçar em seu solo, o que pode machucar os pequenos.

A caverna Dahl Al Misfir tem cenários que parecem de outro planeta - Getty Images - Getty Images
A caverna Dahl Al Misfir tem cenários que parecem de outro planeta
Imagem: Getty Images

O ingresso nesta atração natural do Qatar é gratuito. O lugar está sempre aberto, mas tente visitá-lo durante o dia, pois não há eletricidade dentro da caverna.

Guiados por agências de turismo contratadas em Doha, há turistas que visitam Dahl Al Misfir de manhã e, depois, vão para Khor Al Adaid, uma área onde a água do Golfo Pérsico divide espaço com dunas que chegam aos 40 metros de altura — e que fica a cerca de 90 quilômetros de distância.

Em Khor Al Adaid, a diversão consiste em percorrer as dunas com os veículos 4x4, explorar praias selvagens e curtir um pôr do sol que está entre os mais famosos do Qatar. No local, é também possível acampar, em campings de estilo beduíno.