Topo

Aprenda o truque para deixar o queijo de coalho corado igual ao da praia

De Nossa

16/01/2022 04h00

Tradicional da região Nordeste, o queijo de coalho é um petisco comum nas praias do litoral brasileiro, assim como pastel e milho. E se você se derrete quando vê o queijinho passar certamente já tentou reproduzi-lo em casa.

Ih! Não ficou tão gostoso quanto aquele que comeu com o pé na areia? Pois Bruno Salomão, apresentador do "Vai Ter Churras", revela dois segredinhos que deixarão o seu espetinho como deve ser: dourado por fora e cremoso por dentro.

Tema do quadro "Dica de Ouro", o tentador espetinho de queijo de coalho precisa estar resfriado na hora de ir para a churrasqueira.

Por isso, vale a pena retirá-lo da geladeira somente quando o braseiro estiver no ponto.

Bicarbonato de sódio garante crostinha dourada Imagem: Nina Umbigo/UOL

A segunda sugestão envolve bicarbonato de sódio. Coloque num recipiente com bico spray dez partes de água para meia do composto químico e espirre a "poção mágica" por todos os lados do queijo.

O bicarbonato é um elemento alcalino que faz com que a caramelizarão e a reação de Maillard aconteçam mais rapidamente e de forma homogênea".

Curioso, não é? Garantindo esses dois itens, a missão passa a ser assar o coalho direitinho. Leve os espetinhos ao fogo médio alto, num calor medido por cinco segundos com mão, e vá virando de lado conforme a deliciosa crostinha for se formando.

Bicarbonado no queijo... Imagem: Flavia Novais
... e na carne: tudo dourado Imagem: Mariana Pekin/UOL

Lógica semelhante na carne

Na carne, o bicarbonato provoca um efeito igual ao que acontece no queijo de coalho. No episódio de "Vai Ter Churras" sobre sanduíche de cupim, o chef Paulo Yoller, da hambugueria Meats, em São Paulo, se vale do truque para garantir a textura das fatias fininhas.

Aperte o play no vídeo e entenda:

Fique ligado!

Confira todas as sextas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às três primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.

Prontos para o verão?

Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Vai Ter Churras" faz parte do UOL no Verão 2022, que até o fim de janeiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até o fim de janeiro!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aprenda o truque para deixar o queijo de coalho corado igual ao da praia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Vai ter churras