Topo

Cidade italiana vende casas por 1 euro sem depósito e com menos burocracia

Seguindo o mesmo planos de outras cidades no interior da Itália, Laurenzana também entrou no plano conhecido como "Case a un euro" Imagem: Reprodução

De Nossa

10/03/2021 15h30

Procurando reabitar os pequenos vilarejos no interior do país, a Itália recentemente tem colocado diversas casas à venda pelo preço simbólico de 1 euro — valor atraente, mas que exige a atenção do comprador para não cair em uma cilada. A mais recente cidade que aderiu ao plano é Laurenzana, localizada na região de Basilicata, no sul da Itália,

O que está a diferenciando dos outros vilarejos com a mesma iniciativa é o fato de que, em Laurenzana, não será preciso fazer um depósito prévio, que normalmente custa entre 2 mil euros e 5 mil euros, R$ 13 mil e R$ 34 mil, respectivamente, na conversão atual.

A quantia em questão costuma ser devolvida ao comprador quando a reforma na propriedade é concluída.

"Queremos ajudar os recém-chegados a comprar a casa dos seus sonhos sem dificultar o cumprimento de procedimentos tediosos e requisitos rígidos", explicou o prefeito Michele Ungaro em entrevista à CNN Travel.

Laurenzana é uma cidade na região da Basilicata, província de Potenza, com cerca de 2.246 habitantes Imagem: Getty Images

A ideia, segundo a chefe de governo local, é facilitar o processo para estrangeiros e tornar a "nova vida" um prazer, não um fardo.

"Contamos com a boa-fé e o comprometimento dos compradores, mas estaremos monitorando constantemente o trabalho em andamento e o status da reforma", complementou.

Além de dispensar o depósito, a cidade no sul da Itália optou também por manter os custos com as papeladas no menor valor possível, enquanto os compradores também se beneficiarão dos impostos locais relativamente baixos da região.

Prefeito de Laurenzana busca atrair maior número de estrangeiros com menores burocracias Imagem: Getty Images

Para a compra ser aprovada, os novos moradores devem concordar em concluir as reformas em sua propriedade dentro de um determinado prazo estipulado pelo governo local. Em Laurenzana, o comprador tem até três meses após a compra para começar e o período de três anos para encerrar os trabalhos.

Vale lembrar que, antes disso, um plano detalhado sobre a reforma precisa ser enviado para os responsáveis antes que a oferta seja aprovada.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cidade italiana vende casas por 1 euro sem depósito e com menos burocracia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade