Topo

Tóquio instala banheiros públicos transparentes em parques

As paredes se tornam opacas quando a porta é trancada, então é muito importante se lembrar da fechadura para garantir privacidade Imagem: Satoshi Nagare

De Nossa

18/08/2020 23h54

Um dos bairros de Tóquio acaba de instalar uma atração curiosa em dois de seus parques mais populares: banheiros públicos com paredes transparentes.

A ideia pode parecer estranha, mas na verdade é um novo experimento tecnológico. Assim que a porta é trancada, as paredes se tornam opacas para dar privacidade a quem usa a estrutura.

As paredes transparentes servem para que os usuários possam ver de fora se o banheiro está limpo e vazio. O site do projeto, chamado "The Tokyo Toilet", explica:

"O Japão é conhecido como um dos países mais limpos do mundo. Até os banheiros públicos têm um padrão de limpeza mais alto do que o restante do mundo. No entanto, o uso de banheiros públicos no Japão é limitado por estereótipos de que eles são escuros, sujos, fedidos e assustadores."

O projeto para contrariar essas concepções foi feito pelos designers da empresa Shigeru Ban Architects, e instalado na região de Shibuya — famosa pelo intenso tráfego de pedestres. Até meados de 2021, os banheiros transparentes serão instalados em 17 localidades da região.

Uma equipe do canal CNN Travel conferiu a nova estrutura, e alertou: de dentro, não é possível saber se o vidro está transparente ou não, então é muito importante se lembrar de trancar a porta para ativar o mecanismo que "esconde" a parte interna do banheiro. Um usuário se esqueceu, arrancando risadas de quem assistia de fora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tóquio instala banheiros públicos transparentes em parques - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade