Topo

Hambúrguer na chapa ou na churrasqueira? Escolha seu jeito de fazer a carne

Na chapa ou na brasa, um hambúrguer é sempre boa pedida. Conheça melhor os métodos para fazer ao seu gosto Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

07/07/2020 04h00

Um hambúrguer sempre cai bem, mas pode ficar ainda melhor se tiver aquele sabor que mais agrada nosso paladar. Para isso, assar os discos de carne na churrasqueira ou chapa faz muita diferença.

Para conhecer mais sobre cada preparo e ajudar você, carnívoro leitor, a escolher qual abre seu apetite, o chef Luan Verati, do restaurante do açougue Feed (São Paulo) dá boas informações e dicas.

Tempo x suculência

Quer aquela crostinha irresistível? Vai de hambúguer na chapa Imagem: Getty Images

O hambúrguer feito na churrasqueira adquire sabor defumado, resultado da queima do carvão ou da lenha que dão um sabor todo particular e que vende muito bem

O "feito na brasa" também tem preparo mais rápido - o que, por sua vez, desidrata a carne mais depressa. Para não perder a suculência, bastam três minutos de cada lado em fogo alto.

Já na chapa, demora um pouco mais a ser finalizado. Uma boa vantagem é que este método cria uma crosta em todo o hambúrguer, já que tem maior contato com toda superfície, e, com isso, mantém a suculência.

Hambúrguer ideal para cada um dos métodos

Se você não resiste ao defumado da brasa, churrasqueira é o método ideal Imagem: Getty Images

Existem vários blends de carnes para fazer bons hambúrgueres, o importante é prestar a atenção na proporção carne e gordura e variar de acordo o modo de preparo, lembra o chef.

Blends com mais gordura devem ser feitos na churrasqueira, pois há espaço para a gordura cair, ainda que ela caia na brasa e levante labaredas.

Já os mais magros podem ser feitos na chapa, já que, por esse modo de preparo, precisamos sempre escorrer a gordura para evitar que o hambúrguer fique encharcado.

A receita ideal para um e outro

Blends mais magros são ideais para o preparo de hambúguer na chapa Imagem: Getty Images

Para chapa: o blend com fraldinha e aproximadamente 15% de gordura é o ideal.

Para churrasqueira: é possível usar um blend com prime steak, peito e sua própria gordura.

Lembrando que não existe uma mudança técnica, e sim o cuidado com a proporção entre gordura e carne, que resulta no sabor e suculência final do seu hambúrguer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hambúrguer na chapa ou na churrasqueira? Escolha seu jeito de fazer a carne - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade