Topo

Não é só quentão: conheça outros coquetéis clássicos de inverno

Já provou um Hot Buttered Rum? Friozinho é sua chance para fazer essa delícia em casa Imagem: Getty Images

Pedro Marques

Colaboração para Nossa

19/06/2020 04h00

Quem nunca tomou um trago para espantar o frio que atire o primeiro copo. Não é de hoje que bebidas alcoólicas são aliadas para combater as temperaturas mais baixas, ainda mais quando não havia calefação nas casas.

Como vivemos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, essa é uma preocupação que fica para a temporada de inverno e mais no Sul e Sudeste - não é coincidência que o quentão, por exemplo, tenha surgido nessa parte do Brasil.

Ideias direto do frio

Mulled wine, bebida de inverno muito tradicional Imagem: Getty Images
Mas os drinques quentes, em todos os sentidos, nasceram bem antes. Na Europa, onde a necessidade de se aquecer sempre falou mais alto, a primeira opção foi o mulled wine, pai do nosso vinho quente.

Há registros de que a bebida já era consumida durante o império romano e, com o tempo, ela foi sendo modificada. Hoje costuma ser feita com vinho tinto, cravo, canela, cardamomo, gengibre, mel e rodelas de laranja. Existem ainda variações com outras bebidas (cidra e conhaque, por exemplo), servidas principalmente durante o Natal no hemisfério norte.

Os Estados Unidos também têm suas criações. "Hot Toddy e Hot Buttered Rum são clássicos bem famosos por lá", afirma Claudia Schumacher, consultora, mixologista e sócia da Alca Drinks, que produz drinques engarrafados e mixers para coquetelaria.

O Hot Toddy (não, não tem chocolate) nasceu como uma mistura de destilado com açúcar e água quente. A princípio, era feito com qualquer bebida alcoólica disponível, mas com o tempo o uísque ganhou a preferência. O Hot Buttered Rum, por sua vez, é finalizado com um pouco de manteiga para ganhar consistência cremosa.

Clássicos quentes

Irish Coffee leva uísque e aquece qualquer inverno Imagem: Getty Images

O Irish Coffee foi criado pelo chef Joe Sheridan e leva uísque irlandês (daí seu nome), café adoçado e creme de leite. O Tom and Jerry, inventado bem antes do desenho animado, tem ovos, rum, cravo, canela e leite. Já o Smoking Bishop, feito com laranjas assadas e vinho do Porto, foi citado pelo escritor Charles Dickens no conto "The Seven Poor Travelers". E não dá para esquecer do choconhaque brasileiro.

Uma vantagem desses coquetéis é que eles são bem fáceis de fazer. A maior preocupação é não levar os ingredientes ao fogo. "Montamos o drinque com todos os ingredientes no copo e colocamos água fervendo por cima, assim o álcool não evapora", explica Schumacher.

Para quem quer provar essas bebidas e mandar o friozinho embora, ela ensina como preparar suas versões de Hot Toddy e Hot Buttered Rum.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é só quentão: conheça outros coquetéis clássicos de inverno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade