Ayo Moda Casa resgata cores e ancestralidade africanas na decoração
Marcela Braz
Colaboração para Nossa
05/03/2020 04h00
Amarelo, verde e vermelho vibram em estampas de almofadas, luminárias e mantas da Ayo Moda Casa - lê-se "ayô", que significa alegria em iorubá. "Ayo, se você vira ao contrário, vira Oyá [ou Iansã], que é um orixá que determina o que sou, que é minha vida", explica Monique.
Identidade e inovação
A sementinha para esse projeto foi plantada em 2013, quando a carioca viajou para Paris e conheceu um dos maiores bairros africanos da cidade, o Château Rouge.
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Lá, ficou encantada com a quantidade e variedade de wax prints (tecidos típicos de vários países da África). Levou duas, que só foram usadas em 2017, nas roupas e na decoração de seu casamento, quando ganhou outro tecido africano de presente, o bazin - matéria-prima para uma cortina do quarto do casal.
Sobre o wax print, base de construção da marca e presente em todos os artigos, Monique afirma que "ele reafirma uma história que foi interrompida e desconectada da nossa sociedade". E completa: "dentro da decoração, além de ser algo inovador no cenário brasileiro, resgata essa essência de casa africana".
"Meu objetivo sempre foi que o tecido tenha esse poder de representatividade negra na sociedade brasileira. Ninguém tinha um nome que se podia dizer: 'Ele é do Togo, ele é do Senegal, ele é do Benin'. A população negra, a minoria que milita, está em busca desse elo perdido", diz.
A coleção mais recente, Namib, tem como referência cores, cultura e costumes namibianos, como o próprio nome entrega. A próxima vai falar sobre o Mali: tradição, terra, vida e princípios básicos da essência humana. "As inspirações vêm desse essencialismo humano, precisa ter elementos que trazem sensação de natureza, conforto e afeto."
Hoje, a França, onde mora, representa 60% das vendas. Porém, a ideia é crescer nas vendas online, futuramente em lojas na Europa e nos Estados Unidos, pensando em locais com populações afro centradas.
A terra-natal, claro, não fica de fora das ambições de crescimento: "O poder aquisitivo é maior do que da população negra no Brasil. A gente ainda tem história para contar e um cenário amplo para explorar."
"Além dela trazer a estética africana e indígena, faz uso de material reaproveitado. É uma marca fantástica. Ela faz peças incríveis, autênticas, que trazem uma identidade extremamente brasileira." "É uma marca de decoração que faço colab. Ela usa materiais reciclados pra fazer as peças dela: quadros, tapeçaria ou artigos de mesa. São incríveis, únicas e feitas de forma ecológica." @s que inspiram Monique Santos
Mundo Quixotesca (@mundo_quixotesca)
Mimos BantuNagô (@mimosbantunago)