Topo

10 dicas para fazer fotos incríveis de comida e bombar nas redes

"É possível se transportar para uma mesa através de uma fotografia", explica a fotógrada de comida Camila Seraceni Imagem: Camila Seraceni

Fernanda Fadel

Do UOL

28/12/2019 04h00

Você já ouvir falar de food stylist? Esta profissão se popularizou principalmente nos últimos anos, com a ascensão dos blogs e contas no Instagram especializadas em gastronomia.

A tradução livre do termo revela o ofício. O "estilista de comida" é a pessoa responsável por fazer de um simples prato uma imagem que desperta o apetite e encanta aos olhos. "Através de uma boa fotografia de comida, dá para sentir a textura, o aroma e até o sabor de um prato", diz a food stylist Camila Seraceni.

Relacionadas

Produzir fotos apetitosas, no entanto, exige certo empenho. Camila revela aqui 10 dicas imbatíveis para você produzir aquele registro especial das receitas que prepara em casa - e garantir a multiplicação de cliques nas redes:

1. Use louças pequenas e com pouco brilho

Imagem: Camila Seraceni

"O uso de peças pequenas e médias permite fazer composições diversas em uma única cena. Quando usamos um prato muito grande, ele rouba todo o cenário, dificultando a inserção de mais elementos. As louças de cerâmica são ideais para fotografia de alimentos, pois elas possuem pouco brilho e refletem menos a luz. Com relação aos talheres, repare que alguns são espelhados e refletem mais. Dê preferência aos de prata envelhecida, dourado fosco ou cobre".

2. Invista em molhos, cremes, geleias e azeites

Imagem: Camila Seraceni

"Uma preparação bonita e apetitosa desperta desejo. Nesse caso, a finalização do prato é extremamente importante. Acrescentar molhos e cremes ao prato ou à cena é uma ótima estratégia: eles transmitem uma sensação de suculência e aconchego. Tenha sempre disponíveis cremes, geleias, molhos, azeites para uma boa composição".

3. Escolha ingredientes frescos e bonitos

Imagem: Camila Seraceni

"Os alimentos perecíveis, como frutas e legumes, devem ser escolhidos a dedo. Eles devem estar frescos e bonitos. Na feira ou no supermercado, olhe um a um e escolha com atenção. Cada imperfeição fica muito evidente na fotografia em close. Para a imagem deste espaguete de beterraba, por exemplo, incluí algumas frescas e com boa aparência".

4. Use ingredientes para construir o cenário

Imagem: Camila Seraceni

"Separe um pouco dos ingredientes da receita para compor o cenário. Por exemplo, se você vai preparar um bolo com recheio de doce de leite, separe em um potinho parte do doce e coloque-o em cena. Dessa forma, você estará reforçando para o seu público o sabor do seu bolo e aspecto handmade da receita".

5. Vamos contar uma história

Imagem: Camila Seraceni

"Qual sensação e desejo você quer provocar com a imagem? A escolha da receita, das louças, do cenário, das cores: tudo é uma junção de elementos que contam uma história. A imagem transporta o público a um lugar específico ou a alguma memória, por exemplo. Minha sugestão é que a história seja sempre o ponto de partida para as produções. Ela irá conduzir a escolha de todos os itens para compor a cena e, inclusive, o estilo da foto".

6. Estude a iluminação

Imagem: Camila Seraceni

"Costumo dizer que a iluminação é tão ou mais importante que a composição. A luz correta valoriza a comida, enaltece cada traço, camada, textura, brilho e cores naturais da comida. Coloque seu cenário perto de cada janela e teste a luz, em diferentes horários e ângulos. Com a observação, você saberá qual a melhor luz para as fotos. Dica extra: quando usar iluminação natural, certifique-se de desligar lâmpadas comuns que estiverem acesas no espaço, pois elas interferem no resultado".

7. Use e abuse das cores

Imagem: Camila Seraceni

"O uso correto dos tons cria um contraste muito bonito na foto. Como por exemplo verde e vermelho, que são cores complementares. Note como uma folhinha de hortelã fez a diferença nessa foto. Assim como uma linda folha de manjericão torna qualquer macarrão de molho vermelho mais interessante. Estude o círculo cromático, de cores complementares e cores análogas, e abuse das combinações".

8. O melhor equipamento é você

Foto da foodstylist Camila Seraceni Imagem: Camila Seraceni

"Claro que o modelo da câmera e lente faz uma imagem com mais nitidez e qualidade. Mas, sinceramente, isso para mim é o que menos importa. Uma das minhas fotos que mais gosto foi feita com celular. Então, tenha em mente que o melhor equipamento é você. Quando fotografo, o que mais me preocupo é com a minha entrega, com a composição que estou fazendo, com o que quero transmitir em cada detalhe".

9. Turbine as imagens com aplicativos

Imagem: Camila Seraceni

"Os aplicativos de celular estão aí para nos ajudar. Abaixo, listo alguns apps gratuitos:

Foodie - você pode tirar a foto direto desse aplicativo. Ele, automaticamente, mostra várias opções de filtro. Muitas vezes nem é preciso de edição, pois a foto fica incrível.
Snapseed - serve para edição de fotos. Ele possui alguns filtros lindos, pré-prontos, e você pode ajustar os detalhes nas ferramentas.
UnUm - aqui você pode planejar e organizar as suas postagens no feed do Instagram. Ele permite que você veja como ficará a montagem com as fotos.
Unfold - ele disponibiliza montagens para valorizar ainda mais suas fotos em postagens no Stories do Instagram".

10. Treine e aproveite a jornada

Imagem: Camila Seraceni

"Descobrir um estilo próprio que conquiste nas redes leva tempo, observação e muita dedicação. É preciso muita auto-observação e sair da zona de conforto. O mais legal de tudo é que esse processo nunca termina. E é delicioso estudar e experimentar coisas novas o tempo todo. Então pesquise, ouse, teste e descubra uma forma original de fotografar suas receitas".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 dicas para fazer fotos incríveis de comida e bombar nas redes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade