Topo

Lewis Hamilton conquista a pole do GP de Hungria de Fórmula 1

31/07/2021 12h20

Hungaroring, Hungría, 31 Jul 2021 (AFP) - Lewis Hamilton (Mercedes), atual vice-líder do Mundial de Fórmula 1, conquistou a 101ª pole position de sua carreira neste sábado e vai largar na frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, no domingo, no Grande Prêmio da Hungria.

Ele vai lutar por uma histórica 100ª vitória em GPs nesta que será a 11ª prova do ano.

"Foi uma volta de classificação incrível e um trabalho de equipe incrível de todos, inclusive do Valtteri, tentando levar o carro a um melhor desempenho", disse o britânico.

"Os mecânicos não pouparam esforços. O pneu macio é importante faltando cerca de cinco metros para a primeira curva. Foi surpreendente ver todos os 10 primeiros usando os macios, exceto nós", acrescentou.

Max Verstappen (Red Bull), líder do Mundial com oito pontos à frente de Hamilton, vai largar em terceiro, às 10h (pelo horário de Brasília) ao lado de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez.

Após seu acidente na primeira volta em Silverstone, em que Verstappen abandonou, Hamilton conquistou seu 99º Grande Prêmio na Grã-Bretanha, e os dois rivais voltam à pista pela última vez antes da pausa de verão.

A largada será mais uma vez crucial em Hungaroring, um circuito estreito onde as ultrapassagens são difíceis. Os pilotos da Mercedes e da Red Bull vão largar com pneus diferentes: médios para os primeiros, macios para os últimos.

"Estamos um pouco pior desde o início do fim de semana" em termos de ritmo, avaliou Verstappen. "Claro que não era isso que esperávamos, mas de qualquer forma estamos bem posicionados."

O holandês falou sobre sua estratégia: "Vamos ver amanhã se escolhemos bem, principalmente dependendo do tempo, se estiver muito calor. Sabemos que os pneus macios não durarão tanto quanto os médios, mas podem dar oportunidades" na largada.

Vaiado por milhares de torcedores de Verstappen vindos da Holanda, Hamilton respondeu diretamente ao público: "Nunca me senti bem com as vaias, mas isso me motiva", disse ele, sorrindo.

Atrás das Mercedes e dos Red Bulls, o francês Pierre Gasly (AlphaTauri) e o britânico Lando Norris (McLaren) largam em 5º e 6º.

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o francês Esteban Ocon, o espanhol Fernando Alonso e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) fecham as 10 primeiras posições.

--- Resultados dos treinos classificatórios do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 deste sábado, em Budapeste:

- Classificados N.3:

1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:15.419

2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 1:15.734

3. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) 1:15.840

4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull-Honda) 1:16.421

5. Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda) 1:16.483

6. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) 1:16.489

7. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 1:16.496

8. Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) 1:16.653

9. Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault) 1:16.715

10. Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes) 1:16.750

- Eliminados Q2:

11. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

12. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

13. Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)

14. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo-Ferrari)

15. Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

- Eliminados Q1:

16. Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Honda)

17. George Russell (GBR/Williams-Mercedes)

18. Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

19. Nikita Mazepin (RUS/Haas-Ferrari)

20. Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

ole/dga/gh/dga/aam