Topo

Chelsea vence Real Madrid (2-0) e enfrenta Manchester City na final da Champions

05/05/2021 19h22

Londres, 5 Mai 2021 (AFP) - O Chelsea venceu o Real Madrid por 2 a 0 nesta quarta-feira e se classificou para a final da Liga dos Campeões, na qual enfrentará, em um duelo inglês, o Manchester City, que venceu na terça-feira o PSG.

O alemão Timo Werner abriu o placar cabeceando para o gol vazio e Mason Mount marcou o segundo na reta final (85), levando o Chelsea a uma nova final europeia, quase dez anos depois de ter conquistado a Liga dos Campeões em 2012.

O técnico Thomas Tuchel elogiou sua equipe após a vitória: "Sofremos no primeiro tempo porque o Real teve muita posse de bola e seus jogadores mudavam muito de posição. Mas sempre que recuperávamos a bola criamos uma grande oportunidade. Na segunda etapa, fomos muito fortes, criamos muitas chances claras, mesmo sendo difícil de marcar".

"Dou meus parabéns à equipe, que em nenhum momento perdeu o foco. A mentalidade foi excepcional", acrescentou o treinador alemão.

Já o técnico Zinedine Zidane achou o resultado justo. "O Chelsea foi superior e devemos dar os parabéns a esta equipe; dar os parabéns aos meus jogadores pelo que fizemos até agora na Champions League. Tentamos, mas hoje não foi possível, jogamos contra uma equipe que foi melhor", afirmou na coletiva de imprensa.

Depois do empate em 1 a 1 no jogo de ida, a equipe 'merengue' chegou a Stamford Bridge com a obrigação de atacar e marcar gols, mas encontrou o Chelsea bem fechado atrás e pressionando na frente, o que impediu o jogo do time espanhol.

Os 'madridistas' quase abriram o placar com um chute da entrada da área de Karim Benzema, mas foi na mão do goleiro Edouard Mendy (26), que se transformou em um verdadeiro muro nas poucas ocasiões em que o Real Madrid conseguiu superar a defesa dos 'Blues'.

- Werner mostra o caminho -O time madrilenho não conseguiu encontrar as brechas no sistema defensivo do Chelsea, que aproveitou as bolas roubadas no meio do campo para sair em velocidade e surpreender o Real Madrid com N'Golo Kanté como motor do time.

As roubadas de bola do meia francês na intermediária acabaram sendo fundamentais nos dois gols que decretaram a vitória do time londrino.

No primeiro, Kanté tocou para Havertz que tocou por cobertura e a bola bateu no travessão, mas Werner aproveitou o rebote de cabeça e mandou para o gol vazio abrindo o placar (28).

Foi um gol de ouro para a moral do atacante alemão, que tem sofrido para balançar as redes nesta temporada.

O gol caiu como um balde de água fria sobre os merengues, que tentavam continuar em busca do gol que no caso levaria o jogo para a prorrogação.

O time merengue poderia ter ido para o intervalo com o empate, mas Mendy conseguiu afastar uma cabeçada de Benzema (35).

O segundo tempo começou com susto para os merengues quando Havertz cabeceou na trave (46) e depois perdeu um mano a mano diante de Thibaut Courtois (59), que foi crucial nesta quarta-feira junto com as inúmeras falhas nas finalizações do time local nos metros finais que impediram uma vantagem maior

- Mount garante a vitória -Os merengues não viam uma maneira de deter os ataques do time inglês, que na velocidade surpreenderam os jogadores do Real Madrid em algumas ocasiões.

O técnico Zinedine Zidane tentou reanimar a equipe espanhola em desvantagem colocando Fede Valverde e Marco Asensio no lugar de Mendy e Vinicius Junior.

O brasileiro, colocado na ponta, não se sentiu à vontade em nenhum momento do jogo e não conseguiu fazer nenhuma das penetrações em velocidade que costuma fazer.

As mudanças surtiram efeito e melhoraram um pouco o desempenho da equipe, mas a passagem dos minutos começou a pesar para o Real Madrid, que mostrava cansaço.

O time espanhol não se entregou mas faltando apenas cinco minutos para o fim, o americano Christian Pulisic, que havia entrado no lugar de Werner (68), tocou da direita para Mount na pequena área, que fez o 2 a 0 final (85).

O volante Casemiro reconheceu que o time adversário foi melhor. "Nos primeiros 25 minutos jogamos melhor, tivemos oportunidades e depois não há explicação, eles foram melhores", declarou o brasileiro à emissora Movistar + após o jogo.

"Estamos tristes porque era mais uma oportunidade de chegar a outra final, mas o Chelsea foi superior e devemos parabenizá-lo", acrescentou Casemiro.

Mason Mount comemorou a classificação e admitiu a superioridade de seu time: "Podíamos ter marcado cinco gols. Eu mesmo tive a oportunidade de marcar 20 minutos antes do gol que fiz. Foi um grande feito para nós".

O Chelsea buscará agora sua segunda taça 'Orelhuda' em Istambul, na Turquia, contra o Manchester City, que vai lutar por um título inédito.

Enquanto isso, o Real Madrid vai se concentrar na luta acirrada pelo título da Liga espanhola.

gr/mcd/aam