Topo

Fórmula 1

Mariana Becker deixa F1 de lado em livro de crônicas que começou com cartas

Mariana Becker, repórter da Band, lançou seu primeiro livro - Divulgação
Mariana Becker, repórter da Band, lançou seu primeiro livro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 04h00

Esqueça bastidores da Fórmula 1, como uma descrição de Lewis Hamilton por trás das câmeras ou sobre a relação dos pilotos brasileiros. A repórter Mariana Becker, 51, ex-Globo e atualmente na Band, lançou um livro de crônicas e escolheu como protagonista suas aventuras pelo mundo ao longo de anos cobrindo a principal categoria do automobilismo, que é apenas uma coadjuvante nas quase 300 páginas de "Não inventa, Mariana" (Editora Labrador, 272 páginas).

A maioria das citações à Fórmula 1 aparece no início do livro, como um pano de fundo para suas vivências em determinados países. Depois, só para situar o leitor de por que Mariana estava em determinado lugar. Mas o foco mesmo é em relação às histórias de viagens, momentos inusitados e pensamentos sobre a vida.

A ideia de juntar as crônicas em um livro começou em uma ida ao interior do Japão, conta Mariana. A repórter escrevia para casa e para uma amiga de Tóquio encantada com o que via. A família da amiga gostou tanto das histórias que pediu mais. Isso despertou o desejo da jornalista de continuar contando sobre as viagens.

"Viajava muito sozinha, chegava de noite e escrevia o que eu tinha vivido. Naquela época, escrevia carta. Depois, e-mail. E carta é crônica, uma história pequena que queremos contar para alguém. Do e-mail, comecei a colocar na minha conta pessoal do Facebook, só para amigos e familiares. As pessoas gostavam de ler. Abri a conta aberta no Instagram, e as pessoas tinham uma reação. Aí amigos e gente da família perguntando sobre colocar em um livro", explicou a jornalista em entrevista ao UOL Esporte.

Quem lê o livro sente uma Mariana que alterna entre a vida agitada e a calmaria. Ela mesmo se define como uma "aspirante zen" em uma passagem pelo Camboja. Vai aqui um spoiler: a jornalista tenta fazer massagens em quase todos os lugares que vai, seja em um aeroporto ou na Índia.

Por outro lado, a jornalista acumula aventuras, como cavalgada no interior do Marrocos, um quase encontro com ursos no Japão e um dia observando lobos no sul da França. O lado espiritual da repórter também não fica de fora. Ela mostra que um dos programas favoritos nas viagens é visitar igrejas e templos de diferentes religiões.

E, por incrível que pareça, teve história que ficou de fora do livro, afinal, Mariana contou com rigorosas avaliadoras: suas duas irmãs e uma "amiga-irmã".

"Quem me ajudou nisso foram as minhas irmãs, duas delas, e uma italiana que é quase irmã. Fomos organizando durante a pandemia, e ainda assim foi difícil. Fui escolhendo junto com elas. Ao mesmo tempo, elas são leitoras vorazes e são bastante críticas. Eu confiava no que elas diziam. Uma das crônicas que eu queria botar, eu era surfista, e minha irmã disse que estava meio filosofia de surfista, mas eu achei tão legal, escrevendo o troço seríssimo, achando que estava muito profunda", brincou.

Livro Mariana Becker - Divulgação - Divulgação
'Não inventa, Mariana', livro da jornalista Mariana Becker
Imagem: Divulgação

A obra é dividida em cinco partes que passam pelos perrengues longe de casa, as experiências vividas ao redor do globo, os prazeres e a vida cotidiana em Mônaco, os sentimentos e a solidão de morar em outro país e a relação afetuosa com a família.

Quanto ao título "Não inventa, Mariana", trata-se de uma frase que ela cansou de ouvir na infância por causa do jeito de sempre estar inventando moda ou algo diferente para fazer ou falar. "Pensando bem, é a frase que eu mais ouço até hoje", escreveu.

O livro de Mariana Becker está à venda por R$ 59,90, e a jornalista já fez sua primeira noite de autógrafos na última quinta-feira, no Rio de Janeiro. O próximo evento será em Porto Alegre, nesta quinta. Já o lançamento em São Paulo acontecerá na semana do Grande Prêmio do Brasil.

Fórmula 1