Topo

Rússia não recorrerá da exclusão dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022

Apresentação da delegação ucraniana na abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, na China Imagem: Christoph Soeder/Getty

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 13h53

O Comitê Paralímpico da Rússia (RPC) anunciou que não irá recorrer da decisão que excluiu o país das Paralimpíadas de Inverno de 2022. Ontem (3), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) definiu que atletas russos e de Belarus não poderão participar dos Jogos em Pequim para "preservar a integridade" do evento por conta da invasão à Ucrânia.

Em comunicado oficial, a entidade russa disse que a "decisão é absolutamente politizada" e que "contraria todos os postulados do movimento paralímpico". O RPC afirmou também que contratou escritórios de advocacia para estudar juridicamente a possibilidade de recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) e obter uma decisão favorável.

No entanto, tal medida esbarraria no artigo 2.9 do capítulo 'Jogos Paralímpicos' do Manual do IPC, que determina que "qualquer inscrição de atleta está sujeita à aceitação do IPC, que pode, a seu critério e a qualquer momento, recusar a inscrição de qualquer atleta sem indicação de motivos".

Além disso, a entidade alega que a falta de uma cláusula de arbitragem no documento impossibilita que o CAS seja acionado para resolver a questão. Assim, o Comitê Paralímpico Russo informou que decidiu "reservar o direito de apelar aos órgãos judiciais internacionais e nacionais competentes quando julgar necessário, oportuno e adequado".

Portanto, os atletas russos que viajaram até Pequim para os Jogos Paralímpicos de Inverno deixarão a capital chinesa. O RPC finaliza a nota agradecendo "de todo o coração a todos os apoiadores nesse momento difícil" e reforçando que a delegação "continua comprometida com os verdadeiros valores paralímpicos, que visam capacitar os atletas a alcançar a excelência esportiva e inspirar o mundo."

A Paralimpíada de Inverno teve início hoje (4) com a cerimônia de abertura. No evento, integrantes da delegação da Ucrânia ergueram os pulsos cerrados em forma de protesto contra a invasão russa no país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia não recorrerá da exclusão dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte