Topo

Surfe: Após drama, brasileiro consegue visto e embarca para etapa dos EUA

Surfista brasileiro Phil Rajzman durante o Longboard Classic New York, em 2019 - Jackson Van Kirk/WSL
Surfista brasileiro Phil Rajzman durante o Longboard Classic New York, em 2019 Imagem: Jackson Van Kirk/WSL

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/09/2021 04h00Atualizada em 29/09/2021 14h45

O bicampeão mundial Phil Rajzman está pronto para viajar para os Estados Unidos, país que recebe as duas próximas - e últimas - etapas do Mundial de Longboard. O brasileiro de 39 anos, que viveu um drama às vésperas do embarque por conta do visto, finalmente conseguiu liberar o passaporte que estava retido no consulado dos EUA e assim marcará presença na etapa de Malibu.

Porém, como não chegou a tempo de disputar o Cuervo Surf Ranch Classic, que acontece hoje (29) na piscina de ondas do Kelly Slater, em Lemoore, na Califórnia, ele não tem mais chances de terminar a temporada 2021 na liderança.

Com a pandemia, a temporada de 2020 ficou sem campeão e a Liga Mundial de Surfe (WSL) definiu que o campeonato de longboard deste ano será definido através de três etapas: Noosa, na Austrália, já realizada em fevereiro de 2020 e que Phil não compareceu por conta do nascimento de sua filha; Surf Ranch, que começou hoje (29); e Malibu, entre os dias 3 e 13 de outubro - sendo que as duas últimas terão um peso maior na pontuação.

Mesmo se conseguir a vitória em Malibu, ainda assim Phil Rajzman precisaria de mais pontos para conseguir o primeiro lugar. Sem mais chances de título, o objetivo do surfista brasileiro passa a ser a classificação para o Mundial de Longboard de 2022.

"Meu foco hoje se tornou representar o Brasil vencendo essa segunda etapa. A previsão é que em Malibu só vai ter onda nos dois ou três últimos dias de evento, de 11 a 13, com isso terei tempo para treinar e o farei nas praias mais para o sul da região, que sempre têm ondas constantes e poderei me adaptar a temperatura da água", disse.

Bicampeão de longboard em 2007 e 2016, Phil Rajzman é um dos grandes nomes do surfe brasileiro. Ele é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.