Topo

Líder da Série B, Cuiabá não tem acordo de TV se subir; veja quem está fora

Cuiabá em jogo contra o Náutico pela Série B: clube do Mato Grosso é líder da Série B Imagem: Divulgação/Cuiabá

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/10/2020 04h00

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro com 25 pontos, o Cuiabá desponta como um dos favoritos ao acesso para a Série A em 2021. O clube do estado de Mato Grosso possui apenas uma derrota em 12 jogos e já abre folga na ponta. Se vencer o Cruzeiro hoje (2), às 22h, pode ter seis pontos de vantagem, se seus rivais tropeçarem. O fato mais curioso é que o time é um dos poucos das duas primeiras divisões nacionais sem acordo para televisão.

Caso tivesse um contrato com qualquer grupo de mídia para qualquer plataforma, o Cuiabá teria esse acordo ativado automaticamente assim que o acesso for confirmado ao fim da temporada. Se subir, o clube amarelo terá que negociar e ouvir propostas para TV aberta, TV por assinatura e pay-per-view.

Relacionadas

A reportagem do UOL Esporte apurou que a Globo monitora o desempenho do time e vê como natural o início de conversa se ele conseguir subir de divisão.

O Cuiabá faz parte de um grupo seleto das duas principais divisões do futebol nacional que não tem acordo assinado. Junto deles, são apenas outros três clubes - no total, 35 times têm algum tipo de contrato com qualquer grupo para transmissão. Dessas quatro exceções, pelo menos dois times também não possuem acordo com Globo ou Turner, por exemplo.

Outro time que disputa entre os primeiros lugares e não possui acordo é o Operário-PR. O clube de Ponta Grossa está em nono lugar, com 18 pontos, mas a apenas dois do quarto colocado, o CRB.

O time está na Série B desde o ano passado e não fez feio em sua primeira temporada na segunda divisão, quando ficou em 10º lugar.

Dos cinco times sem acordo para televisão, dois brigam na parte de baixo da tabela. O primeiro é o Confiança. O clube que não disputava a segunda divisão nacional desde 1991 e tem como foco neste ano não cair para a terceira divisão novamente. Tanto que está apenas na 15ª colocação e nunca chegou a figurar na primeira parte da tabela.

O segundo é o Botafogo de Ribeirão Preto. No ano passado, o clube chegou a estar entre os quatro primeiros para o acesso na Série A. Depois de uma série de derrotas, terminou apenas em nono lugar na tabela e viu as chances de retornar a Série A depois de 20 anos naufragarem. Agora, está na zona de rebaixamento da Série B, no 17º lugar.

Veja como é a situação de contratos no Brasil atualmente:

Só Turner (TV fechada)

Sampaio Corrêa, Joinville, Criciúma, Guarani, Juventude

Globo (TV aberta) e Turner (TV fechada), sem PPV

Athletico-PR

Globo (TV aberta e PPV) e Turner (TV fechada)

Ceará, Fortaleza, Paysandu, Santa Cruz, Paraná, Internacional (com Turner até o fim da temporada, depois com Globo em todas as mídias), Santos, Palmeiras, Bahia, Coritiba e Ponte Preta.

Globo (TV aberta, TV fechada e PPV)

CRB, CSA, Vitória, Atlético-GO, Goiás, Vila Nova, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Boa Esporte, Sport, Náutico, Londrina, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Brasil-RS, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Corinthians, São Paulo, São Bento e Oeste

Sem contrato

Cuiabá, Operário-PR, Confiança-SE e Botafogo-SP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder da Série B, Cuiabá não tem acordo de TV se subir; veja quem está fora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV